
Os seis finalistas de o “Chefe do Ano 2025”, um dos concursos mais prestigiados da gastronomia nacional, foram escolhidos entre 18 concorrentes que participaram nas eliminatórias regionais, realizadas nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Portalegre (2 de abril), do Oeste (8 de abril) e do Porto (8 de maio). A seleção baseou-se nas pontuações mais altas obtidas durante estas provas.
Nesta edição, o desafio lançado aos candidatos é claro: criar um menu completo que exalte as raízes da cozinha portuguesa, privilegiando ingredientes de origem nacional. O menu deverá incluir uma entrada vegetariana, um prato de bacalhau, um prato de carne acompanhado por arroz e uma sobremesa com azeite. Pelo menos um dos pratos terá de incluir laranja como ingrediente obrigatório. Na grande final, os concorrentes voltarão a apresentar os seus menus a um júri presidido pelo chefe António Bóia (JNcQUOI World).
Os finalistas são:
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Afonso Alves, do restaurante Mezze (Lisboa)
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Alexandre Cabrita, do Al Sud* (Palmares Ocean Living & Golf, Lagos)
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Bruno Garcia, do Hotel Fortaleza do Guincho* (Cascais)
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Jorge Bolito, do The Yeatman** (Vila Nova de Gaia)
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Mário Santos, do Rossio Gastrobar (Lisboa)
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Vítor Miranda, do Pena Park Hotel e restaurante Biclaque Trajano (Vila Real)
Paralelamente à final do concurso “Chefe do Ano 2025”, decorrerão duas iniciativas abertas ao público. A primeira é o fórum Pensar Cozinha, com entrada gratuita mediante reserva, dedicado ao tema “O percurso do profissional de cozinha”. O evento contará com apresentações, debates e demonstrações culinárias de chefs como Marlene Vieira (Marlene, Lisboa), David F. Jesus (Seiva, Leça da Palmeira), Rafaela Ferreira (Exuberante, Porto), Paulo Carvalho (Zagaia), Inês e Mafalda Pando (Urraca, Porto), Diogo Novais Pereira (Chefe do Ano 2024, Porinhos, Fafe), Hari Chapagain (Oven, Lisboa) e Diana Vaz (EHT Porto e Católica Porto Business School). Entre os temas abordados estarão “Ganhar uma estrela Michelin”, “O chefe como marca”, “De cozinheiro a empreendedor”, “Filho de cozinheira sabe cozinhar” e “Sucesso fora de casa”.
A segunda iniciativa será a estreia da prova A Melhor Bola de Lamego, promovida pelas Edições do Gosto, com o objetivo de valorizar a padaria tradicional como expressão de artesanato. O concurso destaca a excelência da matéria-prima, a mestria dos profissionais e a qualidade das tradicionais bolas de Lamego, reforçando a sua notoriedade a nível nacional.