Sporting Bicampeão homenageado na Câmara de Lisboa

O Sporting foi calorosamente recebido nos Paços de Conselho perante uma multidão em êxtase, que gritava 'Sporting Bicampeão'

122
Sporting Bicampeão
Sporting Bicampeão homenageado na Câmara de Lisboa - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O Sporting Clube de Portugal foi recebido em festa na Câmara Municipal de Lisboa, esta segunda-feira, após após ter sagrado bicampeão da I Liga portuguesa de futebol, um feito que não se repetia há 71 anos. A celebração surgiu depois da vitória caseira sobre o Vitória de Guimarães (2-0) no sábado, que garantiu o 21.º título nacional dos “leões” e o terceiro nos últimos cinco anos.

Milheres de adeptos do Sporting já se concentravam nos arredores da Câmara Municipal desde cedo, ansiosos por celebrar este momento único. Cânticos de apoio ecoavam na Praça do Município, que se tornava cada vez mais pequena para acolher a crescente massa de adeptos vestidos de verde e branco, entoando o desejo unânime de “Sporting campeão”.

Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, recebeu formalmente a comitiva leonina, que incluía o presidente do Sporting, Francisco Varandas, jogadores, equipa técnica e direção do clube de Alvalade. No interior dos Paços do Concelho, o plantel posou para a tradicional foto de família na imponente escadaria que dá acesso ao primeiro piso.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, expressou o seu orgulho em receber a comitiva leonina, afirmando: “Bicampeões, bem-vindos à Praça do Município. Já sei, meus amigos, que o meu amigo Sebastian Coates não veio. Fiquem descansados que não me vou enganar no nome. Só umas palavrinhas. Senhor presidente Frederico Varandas, três campeonatos é obra. É prova da sua liderança. Caros jogadores, sportinguistas, Lisboa é mais uma vez verde e branca, é mais uma vez Sporting Clube de Portugal. Que orgulho estar aqui convosco, ver esta Praça coberta de verde e branco. Só para vos agradecer aquilo que têm feito. Obrigada ao Sporting.”

Carlos Moedas elogiou a atitude e a resiliência da equipa, referindo: “Mister Rui Borges, que, quando veio, disse algo que nunca esquecerei. Que quando faltar a inspiração que nunca falta atitude. A vossa época foi atitude, mesmo quando parecia possível, mesmo quando o choque parecia insuportável. Nunca vos faltou atitude que distingue os campeões. Mostraram que no Sporting não há impossíveis. Foi uma época de superação, muito importante, superaram lesões, acho que nunca nenhum candidato ao título tinha superado tal desafio.” acrecentando ” Viva a glória daquilo que esperaram tantos anos. Hoje são bicampeões, são o orgulho da cidade e do país. A glória é vossa. Viva Lisboa.”

A emoção da conquista era palpável, e o presidente do Sporting, Francisco Varandas, fez questão de dirigir as suas primeiras palavras aos milhares de adeptos que marcaram presença e apoiaram a equipa ao longo da época: “A primeira palavra vai para os adeptos do Sporting Bicampeão: obrigado por terem lutado connosco lado a lado. Nos estádio, na estrada, nas ruas; não só lado a lado, mas muitas vezes a carregar a equipa às costas nos momentos mais difíceis. Obrigado pela dedicação, entrega e por terem acreditado até ao fim.”

Num gesto de fair-play e reconhecimento pela competição acirrada, Francisco Varandas também dedicou palavras ao principal rival: “As minhas segundas palavras vão para o nosso grande rival. Que luta que foi! Foram um digno vencido e valorizaram muito a nossa conquista. Não venceram mas não deixaram de fazer um grande campeonato. Honra ao nosso grande rival.”

Por fim, o presidente Varandas dirigiu-se ao coração do clube: “Terceira palavra para o nosso Sporting: Quero dirigir-me a quem não está aqui hoje. Ruben Amorim, João Pereira e Viana também são campeões. Também contribuíram. Mas o grande destaque tem de ser para os que aqui estão. E quem é que está aqui? O Sporting bicampeão, meus senhores. Algo que não acontecia há 71 anos. Não tínhamos o melhor orçamento, não fizemos o maior investimento, mas fomos quem fez mais ponto, o melhor ataque, defesa, quem liderou em 30 jornadas, quem teve o melhor marcador, o melhor da Liga. Há dúvidas?! Mas há muito mais para contar… E que ano que isto foi.”

O clímax da celebração aconteceu quando os jogadores surgiram na varanda da Câmara Municipal. Morten Hjulmand e Rui Borges foram os primeiros a exibir o tão desejado troféu de campeão, levantando uma enorme ovação e gritos de “bicampeão” por parte dos adeptos.

A festa continuou com momentos de grande emoção e interação entre jogadores e adeptos. Paulinho, o carismático roupeiro do Sporting, foi particularmente ovacionado, com os adeptos a cantarem em uníssono “E salta Paulinho, salta, Olé”, prontamente correspondido com um salto do próprio. A chegada do goleador sueco Viktor Gyökeres também incendiou a multidão, que o recebeu com o cântico “E salta o Gyokeres, e salta o Gyokeres, e salta o Gyokeres, alez, alez”.

Apesar da euforia da conquista do bicampeonato, o Sporting não tem tempo a perder. Já amanhã, a equipa dará início à preparação para a final da Taça de Portugal, onde terá pela frente o eterno rival, Benfica.

A receção calorosa na Câmara Municipal de Lisboa espelhou a alegria e o orgulho dos adeptos do Sporting por um feito histórico. Este bicampeonato, 71 anos depois, ficará gravado na memória dos sportinguistas e da cidade de Lisboa como um momento de união e celebração do desporto.

Artigo relacionado:

Alvalade em Festa: Sporting bate Vitória SC e grita Bicampeão!