
A 12.ª edição do concurso “Melhores Vinhos do Alentejo”, promovido pela Confraria de Enófilos do Alentejo (CEA), premiou 25 vinhos da região, destacando cinco com o mais alto galardão da competição: o “Grande Ouro”.
Na categoria de vinhos brancos, o júri atribuiu esta distinção ao “PIRR 2023”, da Herdade dos Toucinhos, e ao monovarietal de Antão Vaz “Monte das Bagas de Ouro 2023”, da Adega do Montado.
Entre os tintos, receberam o “Grande Ouro” o “Quinta do Carmo Reserva 2017”, da Bacalhôa, e o Syrah “Herdade de Ceuta 2021”, produzido pela Elite Vinhos, Lda. Já na categoria de Vinhos de Talha Tintos, o grande destaque foi para o “Talhas de Borba 2023”, da Adega Cooperativa de Borba.
Os cinco vinhos galardoados foram escolhidos entre 125 amostras, submetidas por 45 produtores de todas as sub-regiões vitivinícolas do Alentejo. As provas foram conduzidas por um painel de 15 jurados, sob a supervisão do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Sobre:
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), criada em 1989, certifica e promove os vinhos do Alentejo com elevados padrões de qualidade, sustentabilidade e rigor, posicionando a região como líder nacional em vinhos certificados e referência internacional, graças também ao histórico Vinho de Talha e ao inovador Programa de Sustentabilidade.