Fernando Sousa Vence World Class Portugal 2025

Fernando Sousa, bartender do The Royal Cocktail Club, é o campeão nacional do World Class, seguindo para a final que se realiza em Toronto.

101
World Class Portugal 2025
Fernando Sousa Vence World Class Portugal 2025 - ®DR (Tiago Maya)

No ano em que o World Class celebra uma década em Portugal, Fernando Sousa, Head Bartender do The Royal Cocktail Club, no Porto, emergiu como o grande campeão da 10ª edição do prestigiado concurso. A vitória, alcançada na final realizada ontem no Palácio do Governador, em Lisboa, garante a Fernando um lugar para representar Portugal na Final Global do World Class 2025, que acontecerá em setembro, em Toronto, Canadá.

Com o tema “Ar” como inspiração, os seis finalistas foram desafiados a criar cocktails inovadores. Fernando Sousa brilhou pela sua excecional atenção ao detalhe, inovação técnica, sensibilidade estética e um apurado sentido de hospitalidade, características que lhe valeram o reconhecimento do exigente júri.

“Ganhar esta final representa a realização de um objetivo traçado desde a minha chegada ao The Royal Cocktail Club. É uma oportunidade para mostrar a criatividade portuguesa no palco internacional”, afirmou Fernando Sousa, visivelmente orgulhoso.

A paixão de Fernando pela coquetelaria nasceu em 2013, levando-o a especializar-se em Madrid, na European Bartender School. Após consolidar a sua experiência em Portugal, integrou a equipa do The Royal Cocktail Club, onde rapidamente se tornou uma figura de destaque na coquetelaria contemporânea nacional.

O júri foi composto por nomes de peso do setor, como Luca Bruni (vencedor do World Class Itália 2024), os empresários Paulo Gomes e Emanuel Minez (do premiado bar Red Frog), e o chef João Oliveira. Honório Oliveira, Reserve Brand Ambassador da Diageo em Portugal, destacou a importância do World Class na celebração do talento e criatividade da coquetelaria nacional ao longo dos últimos dez anos.

O World Class Portugal 2025 encerra assim um ciclo temático de quatro anos dedicado aos elementos da Natureza, onde se demonstrou como a Água, a Terra e o Fogo inspiram os melhores a fazer o melhor no mundo da coquetelaria. Este projeto, desenvolvido pela Diageo, tem como objetivo principal promover a oferta de F&B (food and beverage) em bares e restaurantes, valorizando o mundo do bar e inspirando bartenders em todo o mundo.

aNOTÍCIA.pt