
Decorreu no Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, em Cascais, um encontro gastronómico memorável, protagonizado pela chef Noélia Jerónimo. O “Entre Mares” celebrou não apenas o sabor de duas costas portuguesas – o mar aberto de Cascais e a luminosa costa de Olhão – mas também o saber e a experiência única de uma das figuras mais emblemáticas da cozinha nacional. Noélia Jerónimo, a alma por trás dos restaurantes Noélia & Jerónimo em Tavira e Marina com Noélia, em Olhão, trouxe consigo a sofisticação da simplicidade algarvia, onde o ingrediente é o verdadeiro protagonista.
Uma Travessia de Sabores: O Jantar “Entre Mares”
O “Entre Mares” foi uma celebração íntima e exclusiva, onde sete propostas de pratos prestaram um verdadeiro elogio ao mar português. Uma travessia de 300 km de sabores concentrados num só local, evidenciando a paixão da Chef Noélia pela cozinha simples, mas cheia de alma, e pelos ingredientes locais mais frescos, vindos diretamente do mercado de Olhão. “Tragam pão”, as palavras celebrizadas pela Chef Noélia no Master Chef, foi o que nos apeteceu dizer ao saborear o excelente menu que Noélia nos preparou neste “Entre Mares”. Este evento foi um testemunho do talento e dedicação que lhe valeram diversos prémios, incluindo a recomendação no Guia Michelin Bib Gourmand.
Do Algarve para o Mundo: A Trajetória de uma Chef Autodidata
A história de Noélia Jerónimo é tão cativante quanto seus pratos. Quisemos saber quem é esta mulher tão especial: “A Noélia é uma mulher que tem uma paixão especial por pessoas. Eu gosto muito de pessoas”, refere a Chef, que deixa essa paixão transparecer em cada interação e em cada prato que cria.
Nascida na serra algarvia em julho de 1971, a sua jornada no mundo da culinária começou cedo. Com apenas 14 anos, em 16 de julho de 1985, como ela mesma recorda, Noélia entrou pela primeira vez na então Pastelaria Jerónimo, em Tavira. Ali, não só aprendeu o ofício, como também conheceu o seu futuro marido, filho do proprietário.
O casal, com visão empreendedora, adquiriu a pizzaria ao lado, e Noélia, autodidata por excelência, mergulhou no aprendizado das técnicas de pizzaiolo. Contudo, foi a sua paixão pela culinária e a experimentação com outros pratos que rapidamente conquistaram a clientela, levando à transformação da pastelaria-pizzaria no aclamado restaurante Noélia & Jerónimo, em Cabanas de Tavira, em 2007.
A partir daí, o reconhecimento de Noélia Jerónimo extravasou as fronteiras do Algarve. A convite do Chef Nuno Diniz, a primeira pessoa a apostar nela, como faz questão de sublinhar, Noélia cozinhou na The York House, em Lisboa. Seguiram-se participações na Quinzena Gastronómica do Algarve no Hotel Tivoli, prémios dos Rotários de Tavira, a Chave de Bronze da cidade de Tavira e sucessivas distinções com os famosos garfos do guia Boa Cama Boa Mesa.
Considerada por muitos a verdadeira embaixadora da Gastronomia Mediterrânica, Noélia foi também agraciada com o Prémio de Mérito na categoria “Gastronomia” pela Associação das Mulheres Empreendedoras Europa & África.
As Aventuras Internacionais e a “Cozinheira dos Chefs”
Com um sorriso genuíno e um entusiasmo contagiante, a Chef algarvia recorda com carinho as suas aventuras internacionais. Cozinhou no Clube Militar em Macau (2018), a convite do amigo Chef Vítor Sobral esteve na Tasca da Esquina, em São Paulo, e teve o privilégio de cozinhar no Rio de Janeiro com a Chef brasileira Roberta Sudbrack, com quem se identifica profundamente.
Carinhosamente apelidada de “Cozinheira dos Chefs” pelos seus pares, Noélia considera um enorme privilégio ter cozinhado ao lado de grandes nomes da gastronomia portuguesa, como Justa Nobre, Rodrigo Castelo, Vítor Matos, Leonel Pereira e Guy Doré. Acredita na inspiração mútua entre cozinheiros e vibra com a visita dos colegas e amigos à sua casa em Tavira. Em 2020, foi convidada por José Avillez para participar na edição especial do Gelinaz, ao lado de chefs de renome internacional, um momento de grande alegria após um ano desafiante para o setor da restauração.
Humildade, Paixão e o Segredo dos Sabores
Apesar de colecionar elogios de críticos e chefs que a visitam e se tornam amigos, Noélia mantém uma notável humildade. Com o entusiasmo nos olhos e a humildade na voz, confessa que ainda sente que tem muito a aprender e a fazer. Ela resume a sua arte na combinação harmoniosa de alimentos no prato, tendo no mar e na Ria Formosa as suas maiores fontes de inspiração.
A comida de conforto, que nos remete às memórias de infância, os pratos de arroz, o peixe, as ostras e os mariscos em geral estão entre as suas preferências na cozinha que a faz feliz. O segredo do seu sucesso reside na simplicidade, na utilização de produtos da época e na frescura inquestionável dos ingredientes. Na Chef Noélia Jerónimo, a paixão pela cozinha portuguesa é palpável, transformando matérias-primas em pratos surpreendentes, onde o sabor, a cor e o aroma se entrelaçam numa experiência gastronómica única.
Artigo relacionado