Alentejo destaca-se nas Chaves Michelin com hotéis vínicos de excelência

Quatro enoturismos alentejanos foram distinguidos nas novas Chaves Michelin, reforçando o Alentejo como destino de excelência em 2024.

201
Chaves Michelin
Alentejo destaca-se nas Chaves Michelin com hotéis vínicos de excelência - ®DR

O Alentejo voltou a conquistar os holofotes, desta vez na estreia das Chaves Michelin em Portugal — a mais recente categoria do prestigiado Guia Michelin, que passa a distinguir os hotéis de excelência no país. Na primeira edição nacional, quatro unidades de enoturismo alentejanas foram reconhecidas como algumas das melhores ofertas hoteleiras em território português:

  • Quinta do Paral (Vidigueira)

  • Torre de Palma Wine Hotel (Monforte)

  • Herdade da Malhadinha Nova (Albernoa)

  • São Lourenço do Barrocal (Monsaraz)

Duas destas unidades — a Quinta do Paral e o Torre de Palma Wine Hotel — receberam duas Chaves Michelin, distinção que sublinha a excelência da hospitalidade, integração com o território e a capacidade de proporcionar experiências únicas ligadas ao vinho, à gastronomia e ao património local.

Para a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), esta distinção “é um reconhecimento claro da qualidade e sofisticação da oferta enoturística do Alentejo. Ver quatro unidades produtoras da região entre os melhores hotéis do país reforça o nosso posicionamento enquanto destino de excelência, onde o vinho e a hospitalidade caminham lado a lado.”

O momento coincide com um período particularmente positivo para o enoturismo alentejano. Em 2024, a região registou o melhor ano de sempre, com 195 mil visitantes, o que representa um crescimento de 21,6% face ao ano anterior. O mercado nacional, o Brasil e os Estados Unidos lideraram o ranking de origens dos visitantes, refletindo o crescente reconhecimento internacional do Alentejo como destino de enoturismo de referência.

Combinando paisagens vastas, vinhos premiados, gastronomia autêntica e alojamentos de charme, o Alentejo afirma-se cada vez mais como um território onde o vinho não é apenas um produto, mas parte de uma experiência completa, que conquista visitantes e críticos internacionais.

Recorde-se que a Chaves MICHELIN é a categoria do guia mais famoso do mundo que agora premeia também os melhores hotéis portugueses, reconhecendo a excelência na hospitalidade, autenticidade da experiência e a qualidade do serviço prestado.

aNOTÍCIA.pt