
Com o avanço da tecnologia automóvel, os sistemas de apoio à condução (ADAS) estão a transformar radicalmente a forma como conduzimos. Marcas como a Suzuki têm desempenhado um papel fundamental nesta evolução, ao integrar tecnologias que, além do tradicional ABS e controlo de estabilidade, hoje assumem um papel ativo na prevenção de acidentes e na proteção de todos os ocupantes do veículo.
Imagine um dia comum na vida de uma família: levar as crianças à escola, ir para o trabalho, fazer compras e regressar a casa. Tudo parece rotineiro, mas a segurança está agora reforçada graças aos sistemas inteligentes presentes em modelos como o Suzuki S-Cross.
Logo ao entrar no carro, antes mesmo de ligar o motor, o veículo deteta que uma das crianças não apertou o cinto de segurança e emite um alerta visual e sonoro — um gesto simples, mas que pode salvar vidas.
Ao sair da garagem, o sistema de alerta de tráfego traseiro (Rear Cross Traffic Alert) entra em ação. Se outro carro, um ciclista ou até um peão se aproximar por trás, o Suzuki avisa o condutor a tempo de evitar um acidente.
A caminho da escola, um peão atravessa repentinamente a estrada. O sistema de travagem automática com deteção de peões (Dual Sensor Brake Support II) reage em frações de segundo, travando automaticamente para evitar o atropelamento.
Já em plena autoestrada, o controlo de velocidade adaptativo assume a gestão da distância para o veículo da frente, acelerando ou travando conforme necessário. Em simultâneo, o assistente de manutenção na faixa de rodagem ajuda a manter o carro centrado, reduzindo o esforço do condutor e tornando a viagem mais confortável.
Durante uma ultrapassagem, o sistema de deteção de ângulo morto alerta o condutor para veículos fora do campo de visão. Se for necessário, o assistente de mudança de faixa intervém ligeiramente na direção para evitar colisões.
Ao regressar a casa, o assistente de máximos regula automaticamente os faróis para não encandear outros condutores, enquanto o reconhecimento de sinais de trânsito lembra os limites de velocidade. O sistema de monitorização do condutor deteta sinais de fadiga ou distração e alerta para uma pausa. Já a câmara 360º oferece uma visão completa em manobras mais apertadas, como estacionar.
Mesmo em situações aparentemente menores, como uma paragem para abastecer, o sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) cumpre a sua função. Se houver perda de pressão num dos pneus, o aviso surge no painel, permitindo uma ação rápida que pode evitar problemas mais graves.
A tecnologia da Suzuki mostra como a inovação está cada vez mais ao serviço da segurança. E, num dia perfeitamente normal, pode fazer toda a diferença.