Jardim Zoológico alerta para burla online que utiliza nome e imagem da instituição

Jardim Zoológico alerta para burla no Facebook usando nome falso e oferecendo convites, pedindo dados bancários de forma fraudulenta.

570
Jardim Zoológico burla
Jardim Zoológico alerta para burla online que utiliza nome e imagem da instituição - ®DR (Foto de arquivo)

O Jardim Zoológico de Lisboa está a alertar os cidadãos para uma fraude que está a circular no Facebook, através de uma página falsa intitulada “Lisbon Zoo”. Esta página promove um alegado passatempo com a oferta de quatro bilhetes para visitar o Jardim Zoológico, mas trata-se de uma burla com o objetivo de recolher dados bancários de forma fraudulenta e enganar os utilizadores desavisados.

A publicação convida os utilizadores a comentar “Feliz Aniversário”, sendo depois contactados por mensagem privada com perguntas como “com quem gostariam de visitar o Zoo” e “qual o seu animal preferido”. Alegando que foram premiados, os utilizadores são então encaminhados para uma página falsa, onde são solicitados dados bancários para, supostamente, receberem os convites.

O Jardim Zoológico esclarece que não está a decorrer qualquer passatempo oficial no Facebook e alerta que a conta “Lisbon Zoo” é falsa. A instituição pede à população que não forneça dados pessoais ou bancários, nem realize qualquer tipo de pagamento financeiro. O Jardim Zoológico reforça ainda que os cidadãos devem estar atentos a esta burla e a outras práticas fraudulentas, que visam explorar a boa-fé dos utilizadores.

A direção do Zoo reforça que todos os passatempos oficiais são divulgados exclusivamente através do site www.zoo.pt ou da conta de Instagram @jardimzoologico_oficial, para garantir a segurança e proteção dos participantes.

aNOTÍCIA.pt