Força Aérea reforça operações com o novo helicóptero Black Hawk “Lima”

A Força Aérea reforça a frota com o novo helicóptero Black Hawk “Lima”, ampliando a capacidade de salvamento e combate a incêndios.

1046
helicóptero Black Hawk
Força Aérea reforça operações com o novo helicóptero Black Hawk “Lima” - ®DR

A Força Aérea Portuguesa recebeu esta quarta-feira, 9 de outubro, na Base Aérea N.º 8, em Ovar, um novo helicóptero Black Hawk “Lima”, o quinto modelo a integrar a frota nacional. A chegada deste meio aéreo representa um marco importante no reforço das capacidades operacionais da Esquadra 551 – “Panteras”, unidade responsável por missões de combate a incêndios rurais, busca e salvamento, e projeção de forças no terreno.

O novo helicóptero Black Hawk distingue-se pela modernização técnica face às versões anteriores. Equipado com motores mais potentes, uma nova gearbox e radar meteorológico, o modelo “Lima” oferece maior fiabilidade e segurança em missões exigentes, permitindo operações em condições atmosféricas adversas e de elevada altitude. A nova versão garante ainda um aumento do peso máximo à descolagem e uma capacidade de carga suspensa superior a 450 quilos.

O meio foi transportado dos Estados Unidos num avião KC-390 da Força Aérea, que partiu de Portugal rumo a Huntsville, Alabama, realizando escalas técnicas nas Lajes e em Rhode Island. O regresso decorreu no dia 9 de outubro, com aterragem direta na Base Aérea N.º 8.

Com capacidade para transportar até 12 operacionais e cerca de 2 950 litros de água, o helicóptero Black Hawk reforça a resposta da Força Aérea em missões de combate a incêndios e operações de salvamento. As tripulações continuarão o programa de formação técnica até 2026, garantindo elevados padrões de segurança e eficiência operacional.

Desde 2018, a Força Aérea é responsável pela gestão dos meios aéreos de combate a incêndios do Estado, num investimento apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Após este quinto helicóptero, estão previstas novas entregas até completar uma frota de nove unidades, todas na versão “Lima”, consolidando uma nova etapa de modernização e capacidade aérea nacional.

aNOTÍCIA.pt