
A 12.ª edição da Maratona Lisboa teve uma competição de alto nível, com Zablon Chumba e Abebech Afework Bekele a destacarem-se como vencedores nas provas masculina e feminina. A edição de 2025 da Maratona Lisboa ficou também marcada pela estreia de um novo percurso, que teve início em Carcavelos e manteve a meta no icônico Terreiro do Paço.
O queniano Zablon Chumba, com um tempo de 2:07:11, conquistou a vitória, alcançando um novo recorde pessoal, superando sua marca anterior por 2 segundos. Chumba venceu com uma vantagem de 14 segundos sobre o etíope Gadisa Birhanu Shumie (2:07:25), e mais de um minuto e meio sobre Limenih Yizengaw (2:08:57), também da Etiópia.
Do lado feminino, a competição foi igualmente intensa. Abebech Afework Bekele, com o auxílio de Hélder Santos como ‘pacer’, venceu a prova feminina da Maratona Lisboa com um tempo de 2:29:00, garantindo uma vantagem de apenas 9 segundos sobre a compatriota Asmare Beyene Assefa. A queniana Rael Nguriatukei Kinyara, vencedora do ano passado, ficou com a terceira posição, com 2:29:22.
A edição de 2025 também contou com a participação de outros atletas de destaque, como Deborah Chepngetich Sang (2:29:49) e Obseni Getachew Adilo, que fez 2:30:00. O evento promete mais emoções no domingo, com a realização da Hyundai Meia Maratona e da EDP 8K, ambas com partida na Ponte Vasco da Gama.





















