“As aventuras do Kiko” ou a ‘Diversãolandia’ de miúdos e graúdos?

Vanessa Jesus, jovem jornalista e agora escritora, lançou no passado sábado (14) o seu primeiro livro de contos para crianças. Deu-lhe o nome de “As aventuras do Kiko – Hoje é o meu aniversário”.

Flavio Alberto

A apresentação teve lugar no Chiado Café Literário, em Lisboa, com a presença de Raquel Silva, representante da Chiado Editora e de muitos amigos, que quiseram celebrar com a autora o nascimento deste seu primeiro ‘bebé’.

Dânia Vanessa da Silva de Jesus ou Vanessa Jesus, nome pelo qual é conhecida, nasceu no dia 16 de junho de 1987, em Aveiro. Licenciou-se em Comunicação Social, no Instituto Politécnico de Viseu, tendo posteriormente finalizado o mestrado em Comunicação e Jornalismo, na Faculdade de Letras de Coimbra em 2014.

Desde muito nova, desenvolveu o interesse pela escrita. Pequenas historias ficaram por acabar no fundo das gavetas, descobertas mais tarde pela mãe, a grande referencia de Vanessa, como ela emocionada refere “a minha grande mãe, que está sempre do meu lado e se um dia eu for para os meus filhos um terço do que ela é para mim, dou-me por muito satisfeita”.  Mais tarde, o nascimento de uma sobrinha, o começar a contar historias para dormir… faz reaparecer o gosto pelas historias infantis.

E aí nasce o Kiko! Um elefantezinho, traquina, brincalhão, amigo do seu amigo tal como a autora. Como diz Armando Saldanha, a quem Vanessa chama carinhosamente de Chefinho, “Vanessa é uma miúda voluntariosa, idealista, amiga de ajudar o próximo, e aparentemente ingénua. Ela anda de aventura em aventura, mas sempre com elevados valores morais”.

Neste livro, o Kiko, faz cinco anos. É o dia do seu aniversario e os pais prepararam-lhe uma surpresa. Um dia passado na “Diversãolandia”! mas não sozinho. À sua espera estavam todos os seus amiguinhos… e foi um dia recheado de peripécias (algumas menos boas), e de muitas emoções.

Uma história que reflete o espírito familiar, as traquinices dos mais pequenos, transmitindo valores e princípios familiares, sempre com uma vertente educacional e moral.

A apresentação foi um sucesso, os livros voaram, pois todos quiseram saber como acaba o dia de aniversario do Kiko. Vanessa rodeada de pequenos fãs, desdobrava-se em mostrar aos pequeninos, os coloridos desenhos do livro e a autografar os livros que os pais queriam levar.

Orgulhosos e felizes estavam os pais desta jovem autora, assim como o irmão e o namorado, Sal, a quem Vanessa agradeceu publicamente todo o apoio e incentivo ao longo destes meses que antecederam o lançamento deste livro.

Bem ilustrada, esta historia pretende ser a primeira de muitas outras protagonizadas pelo Kiko e seus amigos.  Historias que irão seduzir pais e filhos na hora de contar um conto para dormir.