Novo Opel Combo: tecnologias avançadas e muito espaço num formato compacto

A Opel revelou o seu novo modelo comercial Combo, sublinhando que esta quinta geração está mais multifuncional, espaçosa e tecnológica do que nunca. O novo Combo Cargo foi desenvolvido com a ambição de garantir máxima eficiência e, simultaneamente, o menor custo de utilização neste segmento de mercado. Isso foi alcançado com recurso a uma arquitetura completamente nova, a avançadas medidas de ‘packaging’ e a tecnologias sofisticadas, o que resultou num enorme passo em frente face ao modelo anterior.

Novo Opel Combo
Novo Opel Combo - ® DR

Com estreia mundial agendada para o Salão de Veículos Comerciais IAA de Hannover, no dia 19 de setembro de 2018, o novo Combo surge com uma gama ampla de escolhas, incluindo uma variante curta, de 4,4 metros de comprimento, uma variante longa, de 4,75 metros – ambas com opção de cabina com dois ou três lugares à frente – e uma ‘crew cab’ espaçosa para cinco ocupantes. O novo transportador compacto da Opel também supera grande parte dos seus concorrentes principais em matéria de volume de carga, com 4,4 metros cúbicos, bem como de tara, com 1000 kg, e de comprimento de carga, com um total de 3,440 metros. Um argumento decisivo para muitos utilizadores profissionais será o facto de no compartimento de carga a distância entre as cavas das rodas deixar espaço suficiente para euro paletes. Sublinhe-se que mesmo a versão curta do Combo consegue carregar duas destas paletes em simultâneo. Por outro lado, a escotilha do tejadilho permite transportar objetos muito longos. Inédito no segmento é o indicador de excesso de carga[1]. Com um simples toque numa tecla o utilizador fica a saber se o carregamento que acabou de fazer excedeu o limite do veículo.

O reforço do lado tecnológico é um dos maiores destaques da nova geração Combo. O novo comercial da Opel oferece uma série de 19 sistemas de assistência que facilitam, como nunca, a condução, as manobras e o transporte de mercadorias. A Câmara Traseira Permanente[2] atua como um espelho retrovisor ‘digital’, solucionando a típica falta de visibilidade para trás dos furgões. Para eliminar o ângulo cego do lado do passageiro, o Combo possui uma segunda câmara instalada no espelho retrovisor direito. Os Sensores de Flanco são outra novidade, ajudando o condutor a perceber se há pilares, barreiras, paredes ou outros veículos suscetíveis de dificultar as manobras.

Os profissionais que precisam de se deslocar a locais de trabalho com acessos mais difíceis, com lama, areia ou neve, podem escolher equipar o Combo de tração à frente com o sistema eletrónico de controlo de tração IntelliGrip e com um ‘pack’ que inclui suspensão elevada em 30 mm, molas especiais progressivas atrás, barras estabilizadoras mais ‘duras’ à frente e atrás, e pneus de perfil mais alto.

No que diz respeito a informação e entretenimento, a Opel disponibiliza sistemas compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, incluindo uma versão com navegação integrada.

«O nosso novo Combo é o parceiro ideal de trabalho e está apto para praticamente todas as tarefas graças à capacidade de carga referencial. Está equipado com tecnologias modernas que antes só se encontravam em segmentos de veículos de passageiros. Isto faz do Combo um ‘comercial’ com qualidades de ‘passageiros’ em termos de assistência à condução, de segurança e de conforto», afirma o Diretor-Geral de Vendas e Marketing, Peter Küspert.

Transportador multifuncional com capacidade de carga de um veículo maior

Desde 1987, as quatro gerações Combo afirmaram-se inequivocamente pela funcionalidade e pelas dimensões exteriores compactas. O primeiro modelo assentava numa base Kadett; os dois seguintes nasceram a partir do Corsa; e o quarto surgiu de uma parceria com a Fiat. Agora, a quinta geração é resultado de um desenvolvimento feito a partir de uma arquitetura completamente nova no seio do Groupe PSA, o líder incontestado do mercado europeu de veículos comerciais. Assim, não constitui surpresa o facto de o novo Combo ter argumentos que lhe dão entrada direta no grupo muito restrito de veículos mais competentes nesta área tão competitiva.

O Opel Combo está disponível em várias variantes que se ajustam a múltiplas aplicações:

  • a versão de chassis curto mede 4,40 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2,785 metros; a tara alcança 1000 kg e o volume do compartimento de carga vai de 3,3 a 3,8 metros cúbicos, sendo possível transportar mercadorias até 3,090 metros de comprimento. Para objetos ainda mais longos o Combo pode ter uma escotilha de tejadilho que suporta pesos até 100 kg num ângulo que evita a necessidade de ter portas traseiras abertas.
  • a versão de chassis longo, com distância entre eixos de 2,975 metros e capacidade de carga de 4,4 metros cúbicos consegue transportar objetos até 3,440 metros de comprimento.

 

Outra vantagem importante é o plano de carga baixo, de apenas 557 milímetros, e a ampla abertura da boca de carga. O Combo tem distância entre cavas das rodas suficiente para permitir a um empilhador carregar duas euro paletes, mesmo na versão de chassis curto. Para fixar devidamente todo o tipo de mercadorias, existem seis olhais no piso e, em opção, outros quatro nos flancos, a meia altura.

Uma das inovações do novo Combo é o indicador de excesso de carga. O sistema avalia automaticamente o peso a bordo do veículo assim que o condutor põe o motor em marcha. Em alternativa, é possível obter a mesma medição através de uma tecla. Acende-se uma luz branca se o peso ultrapassar 80% da tara e uma luz vermelha se o limite for excedido.

O Opel Combo da quinta geração também disponibiliza uma variante ‘Crew Cab’ destinada a transportar cinco pessoas e equipamento num compartimento traseiro separado. Quando necessário, os bancos traseiros podem ser rebatidos e o separador de carga avançado até às costas dos bancos dianteiros. Esta divisória possui uma abertura que permite carregar objetos longos.

Tecnologia inédita e conforto de automóvel de passageiros

O novo Opel Combo é um ‘comercial’ versátil que sobressai com conteúdo tecnológico inédito e um nível de conforto herdado diretamente da variante de passageiros Life, comparável ao de um automóvel.

Dispositivos inovadores neste segmento como a Câmara Traseira Permanente dão um contributo decisivo para uma utilização mais confortável e segura. Quem alguma vez conduziu um veículo comercial sem janelas sabe avaliar o desafio de uma manobra de marcha-atrás com auxílio apenas dos espelhos retrovisores laterais. No novo Combo, esta tarefa está muito mais facilitada graças a uma câmara traseira que projeta a área que está atrás do veículo no ecrã do topo da consola central. O sistema mostra linhas que ajudam a guiar a manobra em marcha-atrás. A imagem permanece no ecrã quando o veículo avança, mostrando o que está para trás a uma distância entre quatro e 30 metros, funcionando, assim, como um ‘retrovisor digital’. O Combo pode ter uma segunda câmara, instalada no retrovisor exterior do lado do passageiro, que é acionada sempre que se liga o indicador de mudança de direção para a direita, desta forma eliminando o ângulo cego desse lado.

O modelo comercial do Combo pode ser equipado com os mesmos sistemas modernos de assistência que equipam o modelo de passageiros Combo Life. A oferta é inédita no segmento e inclui:

  • Alerta de Colisão Dianteira Iminente com deteção de peões e Travagem Automática de Emergência[3];
  • Sistema de Manutenção de Faixa;
  • Controlo de Estabilidade em Descidas;
  • Adaptação Inteligente de Velocidade;
  • Programador de Velocidade Automático;
  • Alerta de Fadiga do Condutor;
  • e Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade.

 

Do conjunto completo de tecnologias disponibilizadas pelo novo Opel Combo fazem parte ainda os sistemas de informação e entretenimento da mais recente geração. O Radio Multimedia e o Navi Pro Multimedia permitem a integração de ‘smartphones’ através de Apple CarPlay e Android Auto, facultando controlos no ecrã tátil de oito polegadas situado no topo da consola central. O sistema de navegação integrado no topo de gama Navi Pro Multimedia contém mapas da Europa e recebe alertas de trânsito via TMC (Traffic Messaging Channel).

E, como o conforto não tem necessariamente de estar dissociado do trabalho, o novo Opel Combo pode ser equipado com bancos dianteiros aquecidos e volante aquecido – outra estreia no segmento. O ar condicionado pode ter controlo bizona.

Tal como na versão de passageiros Combo Life, o Opel Combo oferece à escolha uma gama de motores e transmissões especialmente eficientes. Com capacidade de carga referencial, níveis de conforto semelhantes aos de automóveis de passageiros e infoentretenimento completo, o novo Opel Combo é o ‘comercial’ multifuncional ideal que pode servir para bastante mais do que o trabalho.


[1] Disponibilidade estimada a partir de 2019

[2] Funciona a velocidades inferiores a 10 km/h

[3] Funciona automaticamente a velocidades entre cinco e 140 km/h. Entre cinco e 30 km/h, o sistema consegue produzir uma desaceleração de 0,9g para minimizar o impacto da colisão. Entre 30 e 65 km/h o sistema trava para reduzir a velocidade num máximo de 22 km/h. Após este limite, o condutor precisa de acionar o pedal de travão para reduzir ainda mais a velocidade.