TAP Air Portugal entra para o TOP das companhias aéreas com mais voos cancelados da Península Ibérica

Desde 2017 a TAP Air Portugal, principal companhia aérea portuguesa, conta já com 1.183 voos cancelados, afetando mais de 141.990 passageiros*. Segundo um ranking ibérico apontado pela SKYCOP, empresa que defende os interesses dos passageiros e zela pelos seus direitos, a TAP teve uma subida acentuada com mais 678 cancelamentos, comparando o primeiro semestre de 2017 com o primeiro semestre do ano corrente.

TAP Air Portugal
TAP Air Portugal entra para o TOP das companhias aéreas com mais voos cancelados da Península Ibérica

 

Estes números supõem que a companhia deve cerca de 57 milhões de euros** em compensações aos passageiros, sendo que os cancelamentos da TAP têm vindo a aumentar desde o ano passado com o maior pico registado em Setembro de 2017. Contudo, segundo a SKYCOP, a forma como a empresa lida com as reivindicações, revela pouca abertura para resolver o problema dos seus passageiros.

Abrindo o leque do ranking a Espanha, a Vueling lidera com 3.643 voos cancelados com mais de 400.000 passageiros. Segue-se a Iberia que, no mesmo período, cancelou 2.343 voos gerando uma dívida em compensações de 112 milhões de euros. Já a Air Europa cancelou 323 voos e, no que diz respeito às indemnizações, procede melhor que as anteriores.

Na SKYCOP trabalhamos todos os dias para informar os passageiros dos seus direitos a indeminizações por cancelamento, atrasos ou overbooking do seu voo“, diz Marius Stonkus, CEO da SKYCOP. ” A nossa missão é que as companhias aéreas cumpram com o seu dever de indemnizar e continuaremos a lutar para que seja um processo cada vez mais ágil e mais favorável para todos os passageiros“, continua.

A SKYCOP apoia os passageiros a agirem segundo a legislação europeia e a pedir às companhias que lhes proporcionem comida, bebida e chamadas telefónicas durante o tempo de espera. Se a companhia tentar compensar os passageiros com descontos para comida ou voos alternativos, a SKYCOP recomenda que os mesmos não sejam aceites, uma vez que cada passageiro tem direito a uma compensação moral e económica prevista pela lei.

Uma vez asseguradas as necessidades básicas, o ideal é preencher a reclamação o quanto antes ou contactar com profissionais para o efeito. Se o voo não chegar aos 1.500km, a indemnização pode chegar aos 250€. Se superar esta distância pode ascender até aos 400€ em aeroportos europeus. Por outro lado, se superar os 3.500km e o voo se atrasar mais de 3 horas, os passageiros têm direito a reclamar até 600€ de indemnização.

*Tendo em conta uma média de 120 passageiros por avião
**Tendo em conta uma média de compensações de 400€