Carnide viveu a tradição das Marchas Populares

Em Carnide, vive-se a tradição das Marchas Populares, com parte da Marcha de Carnide em desfile pelas ruas do Bairro

Carnide Marchas Populares
Carnide viveu a tradição das Marchas Populares - ®DR/JFC

Em semana de Santos Populares e dia de Marchas Populares, parte da Marcha de Carnide saiu à rua, de forma diferente, apelando aos moradores que, asse as sardinhas em casa e que venha à janela viver os Santos no Bairro!
Em Carnide, vive-se a tradição… De janelas abertas!

Com o desfile das Marchas Populares de Lisboa, cancelado por razões de saúde pública, mas com muita imaginação, Carnide, transformou as ruas do bairro numa “enorme Avenida da Liberdade”.

Durante o dia de hoje, alguns marchantes da Marcha Popular de Carnide, marchou, embora de forma diferente, pelas ruas da freguesia, mas … em cima de uma carrinha de caixa aberta.

 

Sobre as Marchas Populares:

As Marchas Populares de Lisboa remontam a 1932, quando foram organizadas as primeiras marchas competitivas, sob orientação de Leitão de Barros. Esta é uma das mais antigas e crescentes tradições da cidade de Lisboa (às marchas juntaram-se em 1958 os Casamentos de Santo António).

Porém, em Lisboa já se realizavam marchas desde o século XVIII. Dessa época há registos de pequenos grupos que se deslocavam com archotes, cantando em competição – as marchas ao filambó, uma adaptação das francesas marches au flambeaux.

Artigos relacionados:

Hoje é noite de Santo António …. sem marchas e sem arraiais!