“Porto” e “Douro” serão marcas protegidas no Reino Unido depois do Brexit a pedido do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto

As marcas “Porto” e “Douro” foram certificadas pelo Instituto da Propriedade Intelectual do Reino Unido a 10 e 11 de agosto respetivamente, segundo informação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).

Porto e Douro Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto
“Porto” e “Douro” serão marcas protegidas no Reino Unido depois do Brexit a pedido do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto - ®DR

Na sequência da saída do Reino Unido da União Europeia (“Brexit”), o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), procedeu, no dia 4 de Março 2019, à apresentação do pedido de registo de “Douro”, “Porto” e “Port” como marcas de certificação, junto do Instituto da Propriedade Intelectual do Reino Unido (UK Intellectual Property Office).
 
O registo foi concedido em 10 de agosto de 2020 para as marcas de certificação “Douro” e “Port”, e em 11 de agosto de 2020 para a marca de certificação “Porto”, que passam, assim, a estar protegidas naquele importante mercado de exportação.
 
Gilberto Igrejas, Presidente do IVDP, referiu que até à ocorrência do Brexit estas denominações de origem estavam protegidas no Reino Unido ao abrigo da Regulamentação Europeia e do sistema de registo europeu de indicações geográficas (eAmbrosia). Todavia, a incerteza, que a esta data ainda se mantém, quanto à proteção de denominações de origem e indicações geográficas naquele país terceiro exigiu uma atuação preventiva do parte do IVDP, IP. Independentemente do resultado das negociações em curso e quanto a esta matéria, Porto, Port e Douro já estão protegidos no Reino Unido.

 

Sobre:

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P. (IVDP) é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, cabendo-lhe a certificação das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense e, no decurso desta capacidade para a qual se encontra acreditado nacional e internacionalmente, o seu controlo, a sua proteção e defesa, assim como a promoção, no âmbito nacional e internacional.

O IVDP surgiu com a organização institucional adotada em 2003 em que a gestão das denominações de origem Porto e Douro e da indicação geográfica Duriense foi atribuída a único organismo de natureza pública, um instituto público de natureza interprofissional.

 

Artigo relacionado:

IVDP: acordo obtido com a China, após 10 anos de negociações, é motivo de regozijo