Herdade Aldeia de Cima apresenta um branco de balseiro, um Garrafeira na Serra do Mendro

Herdade Aldeia de Cima apresenta o Garrafeira Branco 2019, um branco de balseiro com inspiração na riqueza singular do terroir da Serra do Mendro.

Herdade Aldeia de Cima
Herdade Aldeia de Cima apresenta um branco de balseiro, um Garrafeira na Serra do Mendro - ®DR

O Garrafeira Branco 2019 da Herdade Aldeia de Cima ergue-se com inspiração na riqueza singular do terroir da Serra do Mendro. Aqui, a quietude do tempo permite interpretar as origens, respeitando os elementos primários: solo, clima e casta. Neste branco de balseiro, um vinho único e intemporal, encontram-se texturas finas, notas minerais e aromas intensos a fruta fresca, combinadas com a complexidade que as castas autóctones plantadas em altitude, e temperadas pelos ventos frescos do Atlântico, lhes conferem. 

Herdade Aldeia de Cima Garrafeira Branco 2019

GERAL

Primeira vindima: 2019

Proprietário: Luísa Amorim

Enologia: Jorge Alves e António Cavalheiro

Viticultura: Joaquim Faia

VINHA

Sub-região: Vidigueira

Solos: xisto-argiloso

Vindima: manual

Modo de produção: integrada

Rendimento médio: 40hl/ha

NOTAS ADICIONAIS PRODUÇÃO

Castas: 70% AntãoVaz; 25% Arintoe 5% Alvarinho;

Fermentação e estágio: balseiro Radoux nr. 7 de carvalho francês novo de 3000 litros durante 9 meses

Estágio em garrafa: 10 meses

Alcool: 14% alc.

Acidez: 5,6g/l

Engarrafamento: junho2020

Produção: 5820 75cl gfs; 115 1,5 l gfs

VINDIMA

De 26 agosto a 27 setembro 2019.

O ano viticola foi atípico do ponto de vista climatérico, não pelo inverno de baixa pluviosidade –reduzindo focos de potenciais doenças –mas sobretudo, pelas grandes variações das temperaturas médias, o que potenciou um ligeiro avanço no ciclo vegetativo.

Este avanço foi-se esbatendo com as chuvas da Primavera e a evolução registada foi bastante favorável à qualidade fitossanitária das uvas.

Amplitudes térmicas acentuadas permitiram maturações equilibradas e excelentes níveis de acidez.

Decorrendo de forma regular, com mostos de elevada qualidade, resultaram em vinhos profundos, de notável exuberância aromática, densos e de elevada elegância.

GARRAFEIRA

De uma paisagem única e de uma riqueza singular na sua diversidade e terroir, a Serra do Mendro dá-nos a inspiração essencial para criar vinhos únicos, distintos e intemporais.

A quietude do tempo permite-nos interpretar as origens, respeitando os elementos primários: solo, clima e casta.

Com fermentação e estágio em balseiro de 3000 litros de carvalho francês, buscamos texturas finas, notas minerais e aromas intensos a fruta fresca combinada com a complexida de que as castas autóctones plantadas em altitude e temperadas pelos ventos do Atlântico lhe conferem. Uma enologia de contemplação preserva-lhes o carácter exclusivo, o estágio em balseiro dá-lhes o equilíbrio natural, intensidade, linearidade, a sofisticação e a classe que apenas este berço poderia proporcionar. Finalmente, percecionamos que o Alentejo pode caber dentro de uma garrafa!

aNOTÍCIA.pt