Resgate de passageiro em navio de cruzeiro ao largo de Cascais

O MRCC Lisboa coordenou hoje, ao largo de Cascais, o resgate de um passageiro que seguia a bordo do navio de cruzeiro "Spirit of Adventure"

Resgate de passageiro ao largo de Cascais
Resgate de passageiro em navio de cruzeiro ao largo de Cascais - ®DR

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão do Porto de Cascais, coordenou hoje o resgate de um passageiro que seguia a bordo do navio de cruzeiro “Spirit of Adventure”, que se encontrava a navegar ao largo de Cascais (23 milhas náuticas (cerca de 43 km) do cabo Raso), por se suspeitar de estar a sofrer um enfarte do miocárdio.

O alerta e pedido de resgate do passageiro ao largo de Cascais foi dado pelas 11h30, tendo sido de imediato enviada para o local, onde o navio se encontrava, a embarcação “Rainha D. Amélia” da Estação Salva-vidas de Cascais. A vítima, de 77 anos e de nacionalidade inglesa, foi transportada para a marina de Cascais, tendo sido assistida no local e posteriormente encaminhada para o hospital da cidade por uma ambulância do INEM.

Sobre o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo

Os Centros Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo nacionais são centros modernos, operados por militares da Marinha, homens e mulheres, dedicados e motivados para salvarem vidas no mar, num regime de trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo a coordenação de todas as ações SAR nas Regiões de Busca e Salvamento Nacionais.

​​A área de responsabilidade nacional de busca e salvamento marítimo totaliza cerca de 6.000.000 Km2, o que equivale a 63 vezes a área terrestre nacional. A taxa de sucesso anual do serviço nacional de busca e salvamento marítimo situa-se, em média, acima dos 90%, distinguindo-se como um valor de referência a nível mundial. Em 2018, a taxa de eficácia do sistema, situa-se nos 98.8%, tendo aumentado 2.3 % relativamente ao ano 2017.

aNOTÍCIA.pt