Com o mote “O design é para todos”, a nova campanha 360° da IKEA Portugal, lançada recentemente, contou com consultoria de produção da pro(u)d. Integrada na estratégia de posicionamento da marca, a nova campanha tem como objetivo “democratizar o design, tornando-o acessível a todas as pessoas”, como refere Mónica Nogueira de Sousa, Diretora de Marketing da IKEA Portugal, no comunicado da marca.
Para Joana Leitão e Tareca Machado, e do ponto de vista da consultoria de produção, “foi uma campanha muito desafiante, a começar pela ida ao mercado à procura de soluções. Estamos a falar de uma ‘love brand’ e é fácil ter equipas de produção e realizadores motivados. A 78 Films foi a produtora escolhida porque a visão do realizador João Marques acrescentou muito ao script. Alternando entre cenas mais conceptuais e outras mais próximas da vivência do quotidiano das famílias, conseguimos um filme visualmente muito impactante e que acompanha na perfeição a mensagem que ouvimos.” Sobre o processo de produção afirmam que “foram 3 dias de rodagem e outros tantos de preparação muito intensos.”
Para a pro(u)d, há ainda mais razões para destacar esta campanha multimeios já que “é o regresso da produção local para televisão desta marca. Depois da última grande campanha de TV com produção local em 2019 – ano em que começámos a trabalhar com a marca -, foi muito importante que a IKEA voltasse a apostar numa solução nacional para esta nova campanha.” Além do filme para televisão produzido pela 78 Films, a campanha conta ainda com o trabalho do fotógrafo Rui Carvalho, da Onshot, feito em simultâneo durante o período de produção.
“Em Portugal há grande capacidade de produção com equipas técnicas muito competentes e realizadores muito talentosos.”, destacam as fundadoras da pro(u)d que deixam no ar a ideia de que haverá (boas) novidades em breve.
Sobre a pro(u)d:
A pro(u)d é uma consultora que lhe traz soluções de gestão e produção audiovisual, estratégia e desenvolvimento de negócio. Avalia o brief criativo e consulta o mercado para encontrar a melhor solução, cabendo sempre ao Cliente as decisões finais. Negoceia, aconselha e implementa best practices do mercado, optimizando o processo de execução e produção até ao fim. Gerem todo o processo de produção audiovisual, delineamento estratégico e desenvolvimento de negócio dos clientes, optimizando-o em busca da maior eficácia.