Festival Jazz ao Centro explora o papel (ainda) relevante do jazz em Coimbra

Coimbra volta a receber o Festival Jazz ao Centro para a sua 20ª edição e apresenta este ano um cartaz de peso.

Festival Jazz ao Centro Coimbra
Festival Jazz ao Centro explora o papel (ainda) relevante do jazz em Coimbra - ®DR

Coimbra volta a receber o Festival Jazz ao Centro para a sua 20ª edição e apresenta este ano um cartaz de peso. Desde figuras míticas da conceção do género musical, como Peter Brötzmann — primeiro a solo e depois com Heather Leigh —, a nomes importantes do panorama nacional, com destaque para Maria João, acompanhada por Carlos Bica em Quarteto, Living With a Couple e Diogo Alexandre Bock Ensemble, o festival decorre até ao dia 23 de outubro e volta a ser coorganizado pela Associação Jazz ao Centro e pela Câmara Municipal de Coimbra.

Este ano, os espetáculos têm lugar marcado em 6 espaços icónicos da cidade, como a Casa das Artes Bissaya Barreto, o Convento São Francisco, as antigas instalações da Coimbra Editora, o Salão Brazil, o Seminário Maior e também o Teatro Académico de Gil Vicente. Após uma abertura oficial a cargo da Sun Ra Arkestra, os concertos espalhar-se-ão ao longo do mês e pelas diversas salas. Já a despedida será feita pelo pianista Mário Laginha, no dia 23, acompanhado pela Banda Sinfónica da Filarmónica União Taveirense, numa interpretação única do seu Concerto para Piano e Orquestra, que conta com a direção do maestro João Paulo Fernandes.

Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais, com uma tabela de preços que varia entre os 10 e os 15 euros.

O festival teve a sua edição embrionária em janeiro de 2003 e, após várias mudanças na sua organização interna, calendarização e horários, rapidamente ganhou terreno para se tornar num palco privilegiado que continua a unir muitos dos músicos mais criativos e desafiantes do jazz contemporâneo. Até aos dias de hoje, já foram editados e gravados mais de 20 discos no seu contexto através das editoras JACC Records, Clean Feed e Cipsela.

Conheça com mais detalhe o plano do festival para as próximas semanas:

14 de Outubro às 18h00: Peter Brötzmann, Seminário Maior de Coimbra
14 de Outubro às 19h00: Heather Leigh, Casa das Artes Bissaya Barreto
15 de Outubro às 21h30: Peter Brötzmann & Heather Leigh, Antiga Coimbra Editora (Futura Critical Software)
21 de Outubro às 21h30: Maria João & Carlos Bica Quarteto, Convento São Francisco (Sala D. Afonso Henriques)
21 de Outubro às 23h00: Leonor Arnaut, João Carreiro & João Pereira “Living with a Couple”, Salão Brazil
22 de Outubro às 21h30: Ambrose Akinmusire Quartet, Teatro Académico de Gil Vicente
22 de Outubro às 23h00: Diogo Alexandre Bock Ensemble, Salão Brazil
23 de Outubro às 18h00: Mário Laginha & Banda Sinfónica da Filarmónica União Taveirense, Grande Auditório do Convento São Francisco

aNOTÍCIA.pt