Com mais de 63 mil visitantes, um aumento de 38% no total e que se divide pelo crescimento de 26% nos profissionais e 59,5% no público, a BTL, faz um balanço bastante positivo da 33.ª edição, onde todas as expectativas foram atingidas ou claramente ultrapassadas.
Foram mais de 1400 expositores, o maior número de sempre, que este ano ocuparam a totalidade da FIL, numa área de 45.000m2 de exposição e 75 destinos internacionais presentes nesta 33ª edição, o que revelou uma BTL com um balanço bastante positivo. De destacar ainda os 38% de aumento no número total de visitantes, que este ano ultrapassou os 63 000. Este aumento reflete um crescimento de 26% nos visitantes profissionais e 59,5% no público.
Para Dália Palma, gestora da BTL, esta edição “é sinónimo de um ano de grande otimismo para o turismo nacional. Durante o evento tivemos a oportunidade de ouvir a opinião de muitos dos nossos expositores que manifestaram elevada satisfação com o resultado da sua participação na BTL, quer nos dias B2B, quer nos dias B2C, onde se registou um enorme aumento da procura, motivado pela diversidade de destinos e pelas oportunidades disponíveis para a reserva de férias”.
O sucesso desta edição ficou também a dever-se à capacidade de inovar, com o surgimento de novas áreas e conteúdos, mas também foi o reflexo da aposta clara na internacionalização, um dos eixos estratégicos do evento, salienta a gestora da BTL “Se temos a ambição de posicionar a BTL cada vez mais como o grande Marketplace de negócios do turismo, é fundamental estarmos atentos à evolução do sector, às novas propostas, às novas tendências e às novas dinâmicas do mercado”.
O destino nacional convidado, o Centro de Portugal, registou uma adesão bastante positiva. Muitos visitantes quiseram conhecer mais da região, dando destaque ao município convidado, Aveiro. No que concerne ao destino internacional, a Tunísia, foi também palco de grandes novidades para o público, apresentando regiões até aqui pouco conhecidas pelos turistas portugueses neste que é um destino predileto do mercado nacional.
Promovida pela Fundação AIP, esta 33ª edição da BTL foi palco de discussão de temas centrais e transversais ao sector do Turismo, como a questão dos Recursos Humanos, da Sustentabilidade, da Inovação, da evolução da oferta e procura turística, do turismo cultural ou do turismo LGBTI+, uma das novidades dessa edição. De destacar que entre as ações promovidas pela BTL juntamente com os seus parceiros, e as ações desenvolvidas pelos expositores, realizaram-se mais de 800 side events durante a BTL.
O programa Hosted Buyers, que promove a realização de negócios B2B, afirmou-se novamente como fundamental para os participantes profissionais. O programa realizado em parceira do Turismo de Portugal e da TAP, contou com 120 Hosted Buyers de 25 mercados emissores, mais de 2000 reuniões agendadas com 235 empresas. Este programa reforçou mais uma vez a qualidade e a representatividade dos diversos segmentos do sector do turismo, abrindo portas à qualificação dos buyers para a compra do destino Portugal.