As roseiras que ladeiam as parcelas de vinha biológica ajudam a definir o ADN da nova colheita do Vinha da Rosa Rosé 2022. Depois do sucesso alcançado em 2021 com o lançamento da primeira colheita deste rosé elaborado com uvas colhidas muito cedo “para garantir acidez e frescura natural”, o produtor João Portugal Ramos acaba de colocar no mercado o Vinha da Rosa Rosé 2022 – Single Vineyard.
Produzido com uvas das castas Touriga Nacional e Syrah creterisosamente selecionadas à entrada da adega, o Vinha da Rosa Rosé 2022, apresenta cor rosa-pálido, aroma fino e subtil. Na boca é fresco e estruturado, predominando as notas de framboesa e fruta tropical, com final de boca prolongado.
De acordo com o enólogo João Maria Portugal Ramos, o Vinha da Rosa Rosé 2022 “é um vinho fresco e delicado, com acidez natural”. Produzido em solo xistoso e oriundo de vinhas com 20 anos é o vinho ideal para fazer companhia nos meses de primavera e verão.
Este vinho rosé surgiu da vontade de criar um vinho a partir de uma vinha biológica, rodeada pelas cores e aromas das roseiras que a serpenteiam em Estremoz. Esta tradição, mantida pela família João Portugal Ramos, remonta ao tempo dos romanos que associavam as rosas à produção de vinha. Para além da beleza e do cheiro únicos que incorporam na zona, são também um importante habitat para alguns insetos e funcionando como um sistema de alerta para algumas maleitas que possam afetar a vinha e assim ser combatida atempdamente. O nome deste vinho é assim uma homenagem a toda esta beleza.
Já disponível no mercado, está à venda em garrafeiras especializadas de Norte a Sul do país e no canal Horeca.