É já amanhã, dia 4 de julho que o Go A Lisboa, será palco de uma edição especial do Chefs on Challenge, um novo conceito no panorama gastronómico que desafia os sentidos, em explosões de sabor.
A partir das 18h00, o rooftop mais famoso da capital, recebe a Chef Inga Martin, chef executiva do Go A Lisboa que convida o Chef Emílio Galarza, chef executivo do W Ibiza by Marriot para um evento a decorrer ao ar livre num formato de live cooking, onde o fogo desempenha um papel fundamental (ou não fosse o Chef Emílio argentino…).
A Chef Inga Martin irá apresentar um prato com um dos seus ingredientes de eleição: polvo na grelha, batata-doce, salada de tomate e pimento assado. Já o Chef Emílio traz para a mesa uma vazia maturada na brasa, creme de milho e molho crioulo.
Os dados estão lançados para uma edição especial do Chefs on Challenge que promete um fim de tarde e noite cheio de sabor e novas experiências gastronómicas.
O que é o Chefs on Challenge?
Criado para trazer a cozinha para formatos menos informais, o Chefs on Challenge é a gastronomia em movimento. Pode acontecer numa food truck que se desloca para diversos locais, ou, pode ter edições especiais como é esta a decorrer no Go A Lisboa ao ar livre. A ideia é simples: desafiar os chefs a sair das suas zonas de conforto, dos seus equipamentos profissionais e dos seus restaurantes e enfrentarem verdadeiras aventuras noutro registo pouco habitual nas suas carreiras. O objetivo é trazer ao público a cozinha desconstruída e criar um espírito de comunidade onde os Chefs estão próximo do público e a criatividade não tem limites.
As primeiras edições aconteceram em junho, numa parceria com a Lisbon Insiders e o Chefs on Challenge esteve no Santos Collective com uma food truck e recebeu chefs diferentes a cada dia do evento: Inga Martin (Go A Lisboa), Chef João Diogo Mendes (Mãe Restaurante), Chef Pedro Quintas (Chef Embaixador Alaska Seafood), Diogo Noronha (Private chef), João Augusto (Vila Bica e Powerplant), Diogo Lopes (Four Seasons Lisboa), Agne Dedé (Café Dede’s) e João Francisco Duarte (Soão).
Quem é Emílio Galarza?
Emilio Galarza, chefe de cozinha originário de Posadas Misiones, na Argentina, foi inspirado a dedicar-se à cozinha aos 17 anos de idade depois de ver um programa de televisão. Influenciado pela sua herança italiana e basco-espanhola-as suas raízes familiares -, e as abundantes refeições em família influenciaram grandemente o seu trabalho culinário.
Depois de um longo percurso, encontrou a sua identidade culinária e aperfeiçoou as suas competências em Ibiza, onde abraçou os grelhados, os ingredientes de qualidade e o trabalho de equipa na cozinha. Atualmente, é o chefe executivo do W Ibiza by Marriott. Emilio acredita que as suas vidas pessoais e culinárias estão interligadas, pois dão sentido uma à outra.
Quem é Inga Martin?
Inga Martin adora cozinhar desde que se lembra. As suas primeiras receitas foram bolos e pequenos almoços para os seus pais quando tinha apenas 5 anos. Guarda na memória as suas receitas preferidas da infância, herança beirã da sua avó materna e da madrinha, ou das receitas africanas da avó paterna, da Guiné-Bissau. Talvez daí resulte a sua enorme paixão por comida de tacho.
A sua entrada no mundo profissional da restauração faz-se no serviço de sala, onde teve a oportunidade de ver em primeira mão um serviço de excelência na alta cozinha, no já extinto restaurante Ermitage, em Vale do Lobo. Foi nessa altura, e graças ao fascínio que sentiu, que percebeu que um dia iria tirar um curso de cozinha.
Com uma licenciatura em Educação Social e uma pós-graduação em Marketing foi, no entanto, a cozinha que falou mais alto e anos mais tarde acabou por tomar a decisão de seguir o seu sonho.
Estagiou na pastelaria do Hotel Vila Joya, que considera ter sido uma experiência incrível e enriquecedora, e trabalhou em diversos restaurantes no Algarve e em serviços de catering privados. Já em Lisboa, criou o “Cone à Portuguesa”, um conceito inovador de comida grab & go. De Lisboa viajou até Luanda, onde chefiou o Champanheria Chill Out, premiado como o melhor restaurante do ano, em 2015.
Regressou a Lisboa, onde continuou o seu trabalho como chef, consultora de diversos restaurantes e food styling, atividades que abraça até hoje. É uma mulher empreendedora ligada à Gastronomia e no último ano participou em diversos eventos gastronómicos e foi responsável pela consultoria do restaurante da Ordem dos Médicos, no Porto.
Inga Martin é, atualmente, a chef executiva do novíssimo Go A Lisboa, onde podemos encontrar criações suas inspiradas na sua experiência dentro e fora de Portugal mas também na paixão pela comida e pelos ingredientes bem como traços da história da cozinha goesa fundidos com sabores modernos portugueses e internacionais