A fragata D Francisco de Almeida está, desde o dia de hoje, a prestar apoio à Autoridade Marítima Nacional no Rio Tejo, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), contribuindo para a segurança da população e dos jovens presentes neste evento nacional.
Através do seu helicóptero embarcado, dos radares, sistemas óticos e de infravermelhos e equipas de abordagem, a fragata D Francisco de Almeida aumenta a capacidade de intervenção no estuário do Tejo e baía de Cascais, durante a JMJ.
Esta presença destaca o conceito de duplo uso, militar e não militar, da Marinha Portuguesa, onde todas as suas capacidades são colocadas ao serviço em função das necessidades e situações específicas.
No total, estão empenhados 138 elementos, incluindo a guarnição do navio, o destacamento de helicópteros e mergulhadores.
Sobre:
O NRP D. Francisco de Almeida é o segundo navio da classe Bartolomeu Dias. Foi construído nos estaleiros Royal Koninklijen Marine, tendo sido o sétimo navio da classe Karel Doorman ao serviço da Marinha Holandesa. Foi aumentado ao efetivo da Marinha Portuguesa em 15 de janeiro de 2010.
A D. FRANCISCO DE ALMEIDA já participou em inúmeras missões e exercícios nacionais e internacionais, com especial destaque para o dispositivo de segurança aéreo e naval durante a celebração da missa realizada no Terreiro do Paço em 2010 pelo Papa Bento XVI, a operação Ocean Shield em 2011, integrada na Força Naval da NATO, participando ativamente nas ações de combate à pirataria na zona da Somália, integração como Navio Chefe na Standing NATO Maritime Group 1 em 2015, a operação Sea Guardian em 2017, integrada na Força Naval da NATO e a operação Themis em cooperação com a Agência Europeia FRONTEX.