Papa Francisco viajou em helicóptero da Força Aérea para o Santuário de Fátima

O Papa Francisco viajou esta manhã, para o Santuário de Fátima, a bordo de um EH-101 Merlin da Esquadra 751 - "Pumas", da Força Aérea.

Papa Francisco Força Aérea
Papa Francisco viajou em helicóptero da Força Aérea para o Santuário de Fátima - ®DR

Para uma visita relâmpago a Fátima, o Papa Francisco, viajou a bordo de um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas”, da Força Aérea Portuguesa, comandado pelo Comandante de Esquadra, Major Daniel Silva.

O helicóptero que transportou o Papa, descolou pelas 8H00 do Aeródromo de Trânsito N.º 1, na Portela, numa viagem de cerca de 40 minutos, até ao heliporto de Fátima. Ao mesmo tempo partiram outros dois helicópteros EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que transportaram a restante comitiva do Papa Francisco.

O helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas”, foi adaptado às necessidades do Papa Francisco com cadeiras mais confortáveis e mais espaçosas.

Ao longo da missão, a Força Aérea empenhou um avião P-3C CUP+ da Esquadra 601 – “Lobos” que monitorizou os movimentos, garantindo a segurança da missão.

O Papa Francisco aproveitou as Jornadas Mundiais da Juventude, para regressar ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde esteve apenas cerca de duas horas para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia. O Chefe da Igreja Católica ainda fez questão de  rezar um terço, com jovens doentes com deficiências e reclusos, na Capelinha da Aparições, no Santuário de Fátima.

O regresso a Lisboa deu-se ao fim da manhã, na mesma aeronave, onde de tarde terá um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, no colégio Sao João de Brito.

O dia termina no Campo da Graça, para a vigília, um dos pontos altos Jornadas Mundiais da Juventude.

aNOTÍCIA.pt