O Festival da Sopa da Pedra regressa a Almeirim entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, no parque das Tílias. Certame contará com as atuações de Carolina Deslandes e Miguel Azevedo, entre muitos outros artistas.
Este ano, além da tradicional sopa da pedra, o evento organizado pela Câmara Municipal e pela Confraria Gastronómica de Almeirim vai oferecer diversos concertos, tasquinhas, sessões de showcooking, artesanato e muita animação.
Com entrada gratuita, a organização conta com a presença de milhares de visitantes na edição deste ano do festival, que irá proporcionar diversos momentos de diversão.
No dia 30 de agosto, os visitantes poderão assistir à atuação da banda de tributo ao Xutos e Pontapés. Miguel Azevedo atuará no dia 31 de agosto e Carolina Deslandes no dia 1 de setembro. No sábado, dia 2 de setembro, sobe ao palco a banda “Smells like 90’s”, e a encerrar o festival, no dia seguinte, atuará a banda “Entre Amigos”.
A Sopa da Pedra de Almeirim recebeu em 2022 o estatuto de Especialidade Tradicional Garantida da União Europeia, tornando-se no segundo produto no país com este reconhecimento.
A Lenda da Sopa da Pedra de Almeirim
A Sopa da Pedra desde sempre esteve associada à Lenda do Frade e da sua manha em fazer uma sopa deliciosa, com uma pedra!
Certo dia, chega a uma localidade, cansado e com a barriga a dar horas.
Bate à porta de um de um lavrador, mostrando uma pedra, dizendo que gostaria de fazer uma sopa com ela.
Incrédulos, os donos da casa perguntam:
– Com essa pedra? Sempre queremos ver isso.
Foi o que o Frade quis ouvir. Lavou a pedra muito bem e pede uma panela com um pouco de água.
– Só com esta pedra e mais nada?
– Não, para ficar melhor, deve levar um fiozínho de azeite e deixarem-me pô-la ali naquele brasido.
Sempre pedindo os condimentos necessários, o frade põe os seus anfitriões numa azáfama constante:
– Agora um pouco de carne, enchidos, feijão, batata, coentros,… etc, etc.
Dentro de pouco tempo a panela começa a ferver e a deixar sair um aroma delicioso.
Depois do frade a comer, os donos da casa, agora com um ar desconfiado, perguntam no fim da panela estar limpa até ao fundo.
– Então e a pedra?
Responde o frade meio manhoso:
– A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez.!
(fonte: CMA)