Bárbara Tinoco, Bispo, Buruntuma, Calema, D.A.M.A, Danni Gato, Hybrid Theory, Mariza, Pedro Abrunhosa, Pete Tha Zouk, Plutónio e Slow J são apenas alguns dos muitos nomes de peso da música portuguesa que se vai poder escutar no Festival F.
A 7, 8 e 9 de setembro, o Festival F celebra a sua 8ª edição na zona histórica de Faro, por onde ao longo dos séculos passaram Fenícios, Romanos, Visigodos e Mouros e que ainda hoje conserva um encanto muito particular e um vasto património arquitetónico, religioso, natural e cultural. Depois, atravessa uma vez mais as muralhas da Vila Adentro até à Ria Formosa, onde está instalado o palco principal.
O “Último Grande Festival de Verão” tem um cartaz 100% português, distribuído por 9 palcos e espaços dinâmicos que contemplam desde música a artes performativas, artesanato, exposições e tertúlias, e uma programação especial dedicada às crianças.
Para além da música portuguesa, o Festival F apresenta o seu programa de atividades complementares aos mais de 60 concertos agendados para os dias 7, 8 e 9 de setembro no centro histórico de Faro. Tertúlias, artes performativas e artesanato são algumas das propostas que completam os três dias da 8ª edição do evento.
O cenário da imprensa e do jornalismo será outro dos protagonistas destas conversas informais, sob o tema Onde está a notícia?, que fica entregue a três jornalistas de diferentes meios de comunicação nacionais: Miguel Ribeiro (SIC), Mafalda Anjos (VISÃO) e Rita Marrafa de Carvalho (RTP).
Com o mundo da alta cozinha a agregar um número cada vez maior de seguidores em Portugal, Cozinha é um ato de amor ou puro egoísmo? é outra das temáticas presentes. A tertúlia conta com a participação de Vanessa Oliveira, apresentadora de televisão, e Rodrigo Meneses, concorrente do MasterChef Portugal na edição de 2011 e organizador de eventos e workshops, com moderação de Nuno Miguel Dias, jornalista e gastrónomo.
O programa de residências artísticas Emergente leva à Fábrica da Cerveja vários artistas e estruturas que atuam na área do teatro, dança, circo contemporâneo e artes plásticas. Também neste espaço vão acontecer várias performances e serão apresentadas peças no âmbito do BoCA – Biennial of Contemporary Arts, que Faro acolhe pela segunda vez.
Os espaços do museu Municipal de Faro e na Galeria Trem recebem a exposição Natureza Paralela, de Manuel Baptista, enquanto que na Galeria Arco vai estar exibida Faro outside the city, de Eduardo Pinto.
A estas iniciativas junta-se o teatro infanto-juvenil VATe a cargo da Companhia de Teatro do Algarve, com duas sessões diárias no auditório sob rodas situado junto ao Palco SAGRES – Ria, e ainda o Artists & Fleas, um mercado alternativo aberto entre as 18h e a 1h, que pretende reunir quem o visita através da arte.
Ao longo dos três dias vão subir ao palco 60 artistas e são esperados mais de 50 mil festivaleiros. O evento representa um investimento de um milhão de euros por parte da Câmara Municipal de Faro, da Sons em Trânsito, do Teatro das Figuras e da Ambifaro.