Castelo Branco foi nomeado para dois prémios no Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo. As nomeações para o “Bordado de Castelo Branco” e para a “Gastronomia Regional”, segundo a autarquia, “celebram a excelência do município na promoção e preservação das suas ricas tradições culturais”.
A nomeação do “Bordado de Castelo Branco”, para a autarquia, é a celebração de uma arte tradicional que “se destaca pela sua beleza e riqueza de detalhes”, o reconhecimento, da “dedicação do Município de Castelo Branco à preservação e promoção deste património cultural inestimável”. A nomeação do Bordado de Castelo Branco no Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, reflete “o compromisso contínuo da autarquia com a sua candidatura no âmbito das Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular”.
Segundo o Município, a nomeação da “Gastronomia Regional” reconhece a riqueza culinária de Castelo Branco, que combina tradições locais com sabores autênticos numa fusão de sabores tradicionais da Beira Baixa, influenciada pela cozinha portuguesa no geral. Segundo a autarquia, o cabrito estonado, um dos pratos mais cobiçados, e os queijos, nomeadamente o Queijo de Castelo Branco que é o mais conhecido, são exemplos de sabores autênticos Albicastrenses.
De salientar que a Gala de Prémios, em que serão distinguidas as melhores produções que concorreram ao ART&TUR Caldas da Rainha 2023, acontece no dia 27 de outubro.
Artigo relacionado:
Festival ART&TUR leva o melhor cinema de turismo do mundo às Caldas da Rainha