Joana Santos conquista o título nacional “The Bartenders Society “ e vai representar Portugal em Paris

A 2.ª edição nacional do The Bartenders Society, uma competição internacional de Cocktails & Soft Cocktail, coroou Joana Santos como a melhor bartender nacional.

Joana Santos The Bartenders Society
Joana Santos conquista o título nacional “The Bartenders Society “ e vai representar Portugal em Paris - ®DR

A 2.ª edição nacional do The Bartenders Society, uma competição internacional de Cocktails & Soft Cocktails organizada pelo grupo La Martiniquaise, corou Joana Santos como a melhor bartender nacional. Depois de Rui Mendes, que conquistou em 2022 um terceiro lugar na final internacional, será a vez de Joana representar as cores nacionais em Paris.

Fundada em 2016, esta competição tem como objetivo criar uma comunidade de bartenders com percursos distintos, unidos em torno de valores comuns, incluindo expertise, criatividade e convívio. Todos os anos, cerca de 300 bartenders de diversos países inscrevem-se para competir.

Este ano, a final nacional decorreu em Lisboa, no bar Black Pepper & Basil, e contou com a presença de 12 finalistas, bartenders profissionais de norte a sul do país. O grande destaque desta 2ª edição nacional foi a vitória de Joana Santos, responsável pelo bar do restaurante Mikado, localizado em Famalicão. Joana Santos apresentou o cocktail clássico “Side Car” com um toque personalizado e regional, utilizando ingredientes como Rum Saint James VSOP, Licor Marie Brizard Mandarine, Xarope de Açafrão e Anis, Sumo de Tangerina da Avó, Sumo de Lima e uma Solução Salina de Alga Kombu, que deu origem ao cocktail intitulado “Amor de Perdição”.

Após essa merecida vitória, a próxima etapa para Joana Santos será a grande final internacional The Bartenders Society, que ocorrerá em Paris no dia 14 de novembro.

As marcas do grupo La Martiniquaise associadas a este concurso são o Rum Agricole SAINT JAMES e os licores e xaropes MARIE BRIZARD.

Fundada em 1765, a SAINT JAMES foi a primeira marca registada de Rum Agricole no mundo. Produzido na Ilha da Martinica, nas Caraíbas francesas, o Rum SAINT JAMES é conhecido pela sua qualidade excepcional, sendo 100% natural, sem adição de agentes adoçantes em seu processo de produção. Atualmente, a marca é reconhecida internacionalmente e é o rum agricole mais exportado do mercado.

A MARIE BRIZARD, por sua vez, foi a primeira mulher francesa a criar receitas de licor, em Bordéus, França, em 1755. A marca MARIE BRIZARD é a mais antiga do mundo no que diz respeito a licores e xaropes. Originalmente famosa pelo licor “Anisette”, cuja receita continua a ser um clássico, a marca expandiu-se internacionalmente, oferecendo uma variedade distinta de produtos de alta qualidade.

Hoje, a MARIE BRIZARD e SAINT JAMES são distribuídas em Portugal pela empresa Granvinhos, pertencente ao grupo La Martiniquaise. Este grupo francês é actualmente uma das dez maiores empresas de bebidas espirituosas do mundo, com um volume de negócios anual de 1,4 biliões de euros.

aNOTÍCIA.pt