A Volvo Cars decidiu alargar a capacidade de produção do novo Volvo EX30, dando resposta ao forte interesse e vendas que o seu mais pequeno SUV, o EX30, tem vindo a revelar. Assim, a partir de 2025, o mais recente modelo 100% elétrico da marca sueca será também produzido na Europa, mais propriamente na fábrica de Ghent, na Bélgica.
O anúncio é feito no dia em que a Volvo Cars apresenta resultados financeiros muito positivos no 3º trimestre de 2023 onde se destaca, em relação ao período homólogo:
- Aumento de receitas de 16% atingindo 92 biliões de coroas suecas (aproximadamente 7,80 mil milhões de euros)
- Aumento de lucro de 74% cifrando-se nos 6,1 biliões de coroas suecas (aproximadamente 520 milhões de euros)
- Crescimento de 52% da margem de lucro operacional que atingiu os 6,7%.
O Volvo EX30 tem vindo a receber uma enorme aceitação mundial e começa já a conquistar alguns prémios relevantes onde se incluem Car of the Year (The Sun) e Small SUV/Crossover of the Year (News UK Motor Awards), no Reino Unido.
A produção do Volvo EX30 iniciou-se recentemente em Zhangjiakou, na China, e os primeiros automóveis deverão chegar aos clientes já no início de 2024. A decisão de passar também a produzir na fábrica de Ghent, na Bélgica e, assim, aumentar a capacidade de produção, pretende não só dar resposta à elevada procura que o modelo revela na Europa, mas também suportar a exportação global, refletindo a ambição da Volvo Cars de construir, tanto quanto possível, os seus automóveis onde os vende.
Esta decisão acrescenta também flexibilidade de produção naquele que é um dos modelos com maiores expectativas de vendas nos próximos anos. Esta abordagem já foi utilizada pela Volvo Cars noutros modelos de maior sucesso como o Volvo XC60 e o XC40, que são produzidos tanto na Europa como na China.
“A nossa ambição é vender o EX30 em todo o mundo a um preço atrativo, facilitando a transição para a condução de um automóvel elétrico Volvo a um maior número de pessoas e contribuindo simultaneamente para as margens de lucro da empresa. Acrescentar a produção do modelo em Ghent é um passo lógico, uma vez que pretendemos responder à forte procura que o nosso entusiasmante pequeno SUV elétrico tem revelado em todo o mundo”, refere Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
A Volvo Cars tem um dos planos de eletrificação mais ambiciosos da indústria automóvel e tem como meta comercializar apenas automóveis 100% Elétricos em 2030. Já em meados da década, a Volvo tem como objetivo que metade do seu volume global de vendas seja constituído por automóveis 100% elétricos.
O Volvo EX30 desempenha um papel crucial nestes planos, uma vez que se espera que contribua significativamente para os objetivos de crescimento e de rentabilidade da marca. Este facto faz do EX30 uma pedra angular da transformação estratégica em curso da Volvo Cars.
Ao juntar-se aos modelos XC40 e C40 na linha de produção de Ghent, o EX30 é o terceiro modelo Volvo 100% Elétrico a ser produzido na Europa. Isto reforça as capacidades de produção deste tipo de automóveis na região e sublinha o importante papel da fábrica belga na estratégia de eletrificação da empresa.