A Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC) anunciou os 15 artistas vencedores da edição de 2023 numa gala que decorreu este domingo, 29 de outubro, no Teatro Municipal de Vila do Conde. A cerimónia contou com as presenças do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.
Cada um dos galardoados recebeu um prémio no valor de 1.000 euros e todos terão direito, ainda, a uma entrevista individual a ser publicada no Gerador, a 50% de desconto nos cursos e workshops da Academia Gerador durante um ano, a um ano de Cartão Jovem, a ações de visibilidade e a um programa de capacitação e de experiências profissionais.
Ruben Esteves foi o vencedor da dimensão artística Arte Digital, com a obra Blooming light, e Clarisse Silva foi a galardoada da Arte Têxtil, com Abrigo temporário. No Cinema, Afonso Rapazote Flores Simões Saraiva e Bernardo Rapazote Flores Simões Saraiva foram distinguidos, com o trabalho A Febre de Maria João, e na categoria Cruzamento Disciplinar, as vencedoras foram Inês Carneiro (n!cho), Sara Neves (n!cho), Carolina Viana (redoma), Joana Rodrigues (redoma) e Mariana Vasconcelos, com gesto.
Na Dança, os vencedores foram Miguel Ramos Santos e Beatriz Marques Aparício Mira da Silva, com Atopos, e o prémio da área da Escultura foi atribuído a Bárbara Rosário pelo trabalho Flexão. Inês Lopes ganhou a categoria Fotografia, com Imersão, Rui Mota a Gastronomia (Ilusão da Gastronomia Molecular) e no Humor, o vencedor foi Diogo Monteiro (Perder a Linha).
Daniela Mata foi a galardoada na área da Ilustração, com GLACIALIS, tal como M.L. Vieira na Literatura, com a obra 2518. Os vencedores da categoria Moda foram Martim Contone, Francisca Santos e Mafalda Simões, com Entulho, e o prémio da Música foi para Ana Roque Antunes (De Onde Venho).Juliana Julieta venceu a categoria Pintura, com Puppy Love, e Leonor Wiborg a categoria Teatro, com O Templo de Enrolar Um Cigarro.
A gala de prémios encerrou os três dias da Mostra Nacional Jovens Criadores, onde mais de 120 artistas emergentes apresentaram os seus trabalhos.
Esta iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), organizada pelo Gerador, plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação, numa parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, decorreu entre 27 e 29 de outubro, em quatro espaços diferentes. No Centro Municipal de Juventude e na Pousada de Juventude de Vila do Conde estiveram expostas as obras selecionadas nas categorias de Arte Digital, Arte Têxtil, Cruzamento Disciplinar – obras com mais do que uma dimensão artística –, Escultura, Fotografia, Ilustração e Pintura. Já o Teatro Municipal e o Pátio Café, também em Vila do Conde, receberam as apresentações dos artistas das áreas de Cinema, Dança, Gastronomia, Humor, Literatura, Moda, Música e Teatro.
Além destas performances e da exposição, o evento contou ainda com uma masterclass, visitas guiadas e uma ação de networking. Nesta atividade, intitulada de Swipe, o Gerador apoiou os criadores selecionados com interesses comuns na criação de novas ideias e no desenvolvimento de projetos artísticos.
Em mais de 25 anos de existência, a Mostra Nacional de Jovens Criadores já deu a conhecer artistas que marcam o panorama cultural português, entre eles os escritores Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares, os estilistas José António Tenente e Maria Gambina e o bailarino e coreógrafo Victor Hugo Pontes.