A Marinha Portuguesa, através do Instituto Hidrográfico, registou na rede MONIZEE, nos dias 4 e 5 novembro de 2023, com a passagem da depressão “Domingos”, um agravamento do estado do mar na costa de Portugal Continental.
No dia 4 de novembro, observou-se uma altura máxima de 20.3m, às 21h, e altura significativa de 12.6m, às 22h, na boia de Leixões Oceânica, localizada a 75 quilómetros da costa.
Na boia costeira de Leixões, localizada a cerca de 20 quilómetros da costa, registaram-se 18.1m de altura máxima e 11.3m de altura significativa, no dia 4 de novembro, às 21h.
Os valores observados da depressão “Domingos” são máximos históricos adquiridos pelas boias do Instituto Hidrográfico, para a área norte de Portugal Continental (Leixões).
Acompanhe as condições do mar na página https://geomar.hidrografico.pt ou na App Hidrografico+.
Sobre:
O Instituto Hidrográfico (IH), órgão da Marinha Portuguesa, foi criado pelo Decreto-Lei n.º 43177, de 22 de Setembro de 1960.
Tem como missão fundamental assegurar atividades relacionadas com as ciências e técnicas do mar, tendo em vista a sua aplicação na área militar, e contribuir para o desenvolvimento do País nas áreas científica e de defesa do ambiente marinho.
O IH tem como visão ser um centro de referência no conhecimento e na investigação do mar.
Na descodificação da visão são referências:
- Segurança da navegação;
- Aplicação militar;
- Investigação aplicada;
- Multidisciplinaridade;
- Projeção nacional e internacional;
- Proteção do meio marinho;
- Desenvolvimento sustentável de Portugal;
- Centro agregador de informação e conhecimento.