Exposição temporária “Esquadrilha de Helicópteros” com inauguração marcada

A exposição permitirá ao visitante fazer um breve percurso por três décadas de história da Esquadrilha de Helicópteros

Esquadrilha de Helicópteros exposição
Exposição temporária "Esquadrilha de Helicópteros" com inauguração marcada - ©Flavio Alberto (foto de arquivo)

Terá lugar no Museu de Marinha, amanhã, dia 9 de novembro, pelas 17H00, a inauguração da nova exposição temporária “Esquadrilha de Helicópteros”, integrada nas comemorações do aniversário da mesma, que celebra 30 anos de atividade.

Esta exposição, permitirá ao visitante fazer um breve percurso por três décadas de história da Esquadrilha de Helicópteros, desde a sua criação no âmbito da Marinha Portuguesa, o seu papel e operações mais relevantes ao serviço de Portugal no passado e presente, assim como a sua importância operacional no futuro.

Visite a nova exposição temporária e celebre com o Museu de Marinha os 30 anos da Esquadrilha de Helicópteros.

De referir que a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha teve origem com o processo de aquisição das fragatas Vasco da Gama em 1993 e tem como principal missão o aprontamento de destacamentos de helicópteros, unidades operacionais constituídas por 13 elementos, para a operação a partir de fragatas.

No entanto, a missão da esquadrilha de helicópteros não se restringe apenas a este aprontamento, pois, a formação e o treino do pessoal quer da unidade quer da esquadra são peças fundamentais no cumprimento da missão principal.

Após 30 anos de existência passaram pela Esquadrilha de Helicópteros mais de 400 militares, que permitiram criar 27 destacamentos de voo, e levaram a cruz de cristo a 113 portos nacionais e estrangeiros, voando mais de 24.000 horas (atingidas 01 junho 2023) em segurança.

Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é constituída por 100 militares, sendo comandada pelo capitão-de-fragata Hugo Baptista Cabral.

aNOTÍCIA.pt