A equipe brasileira terminou 2023 com saldo negativo. Com a derrota por 1 a 0 para a Seleção Argentina na noite de terça-feira-21 no Maracanã, a Seleção perdeu um jogo em casa pela primeira vez na história das eliminatórias da Copa do Mundo (O Brasil era o único da América do Sul que jamais havia perdido como mandante nas eliminatórias para a copa do mundo). Ao fim desta partida da Copa da América do Sul, a torcida protestou com gritos de “time sem vergonha”, de “olé” para a troca de passes argentina e ofensas ao treinador Fernando Diniz.
Até hoje, foram 65 jogos como mandante em todas as eliminatórias sul-americanas. Nos 64 anteriores, o Brasil tinha 51 vitórias e 13 empates e feito 173 gols e sofrido só 29. E em apenas cinco partidas a Seleção não havia marcado: 0 a 0 com a Colômbia em 2004; 0 a 0 com a Argentina em 2008; 0 a 0 com a Bolívia em 2008; 0 a 0 com a Colômbia em 2008 e 0 a 0 com a Venezuela em 2009. Agora, entrou para a lista o 1 a 0 da Argentina em 2023.
O Jogo
A seleção brasileira não fez um jogo ruim, mas a fase ruim pesou, a torcida no Maracanã não perdoou. Com a terceira derrota seguida nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 — a primeira em casa na história das eliminatórias. O defensor Otamendi fez o gol da vitória argentina aos 17 minutos do segundo tempo. O meio-campista Joelinton foi expulso no fim da partida. Antes de a bola rolar, houve uma grande confusão no Setor Sul do estádio, na hora da execução do Hino Nacional os torcedores argentinos começaram a vaiar o hino brasileiro, então a polícia militar do estado do Rio de Janeiro foi rápida e enérgica descendo a borracha nos argentinos, sobrou borracha até para brasileiros.
A Briga
Conflito começou entre as torcidas, se alastrando com violência de policiais contra os argentinos. Brasileiros ficaram esmagados, e jogo iniciou com 27 minutos de atraso. Após alguns minutos, os atletas perceberam o problema. Os argentinos, que se preparavam para a foto oficial, correram em direção às arquibancadas para tentar intervir na confusão, assim como Marquinhos, capitão da Seleção brasileira.
CLASSIFICAÇÃO
Argentina 15 Pontos
Uruguai 13 Pontos
Colômbia 12 Pontos
Venezuela 09 Pontos
Equador 08 Pontos
Brasil 07 Pontos
Paraguai 05 Pontos
Chile 05 Pontos
Bolívia 03 Pontos
Peru 02 Pontos