Em jogo a contar para a 6ª e última jornada do grupo H da Liga dos Campeões, o FC Porto venceu o Shaktar Donetsk e torna-se na única equipa portuguesa a seguir para os oitavos de final da Liga dos Campeões de Futebol.
O FC Porto, entrou a pressionar o adversário, e logo no segundo minuto, Evanilson ganhou a linha de fundo e cruzou para o coração da área, onde apareceu Taremi a cabecear colocado à base do poste, para uma boa intervenção de Riznyk.
Aos sete minutos, um erro do guardião Riznyk na saída de jogo abriu espaço para uma ocasião de golo, mas o remate de Eustáquio, bateu num defesa ucraniano
No minuto seguinte, Galeno remate com o pé direito em frente à baliza junto à base do poste esquerdo. Assistência de Evanilson na área, que, em esforço, cruzou rasteiro para um encosto fácil de Galeno. Aos nove minutos, o FCP marcava o primeiro golo no Dragão.
O Shakhtar teve a sua primeira oportunidade aos 13’. Sudakov bateu um livre lateral diretamente para área e Sikan cabeceou a rasar a barra da baliza de Diogo Costa.
Aos 28 minutos, aproveitando a pressão alta dos dragões, o Shakhtar atacou rápido e a bola chegou Kryskiv que cruzou para Sikan. Diogo Costa defende e na recarga Gocholeishvili colocou a bola junto ao poste, mas Diogo Costa antecipou o lance e afastou a bola.
O empate surgiu no lance a seguir por Danylo Sikan que rematou com o pé direito em frente à baliza. O golo foi validado após revisão do VAR.
Após várias oportunidades falhadas, o segundo golo do FC Porto, apareceu aos 43’ por intermédio de Galeno, que rematou com o pé direito, de fora da área junto à base do poste esquerdo. Assistência de Pepê Aquino depois de um livre.
Ao intervalo o FC Porto, vencia por o Shakhtar por 2-1 e estava mais perto da qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
A segunda parte começou com mais uma grande oportunidade para o FC Porto. Livre batido no lado direito do ataque, Pepe tentou um primeiro cabeceamento e, à segunda, Taremi atirou para uma boa defesa de Riznyk.
O terceiro dos dragões apareceu aos 62 minutos. Com assistência de Galeno, Taremi, rematou com o pé esquerdo e fez o golo da tranquilidade, para o FC Porto.
Aos 72’, arranque de Sikan, após vencer o duelo a Jorge Sanchéz acabou num golo com o remate a ser defendido por instinto pelo pé de Diogo Costa. No ressalto a bola bate em Eustáquio e acabou mesmo no fundo da baliza de Diogo Costa. Três minutos depois, Pepe, desvia em cima da pequena área na sequência de um canto apontado por Eustáquio que ainda sofreu um desvio em Galeno e faz o quarto golo dos dragões.
Dez minutos depois, Francisco Conceição, acabado de entrar em jogo, rematou com o pé esquerdo no coração da área junto à base do poste esquerdo e faz o quinto golo.
Noite de golos no Estádio do Dragão garantiu a passagem do FC Porto para os oitavos de final da Liga dos Campeões.