Após as três semifinais que percorreram o país, foram conhecidos os oito vencedores do concurso Jovem Talento da Gastronomia 2023, nas várias categorias a concurso: Artes da Mesa ICEL, Barman INTER magazine, Cozinha Makro, Inovação com Bacalhau da Noruega, Pastelaria NX Hotelaria, Tradição com Arroz Bom Sucesso, Plant Based by Bonduelle e Barista Delta.
No total, estiveram 24 concorrentes a disputar esta Final Nacional que se realizou na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, dias 13 e 14 de dezembro.
Os vencedores do Jovem Talento da Gastronomia 2023, foram:
- Artes da Mesa ICEL
Érica Ribeiro, Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Polo de Santa Iria
- Barman INTER Magazine
Lavesh Shrestha, Escola Básica e Secundária do Monte da Caparica
Cocktails – Clássico: “Twist of Margarita”
Contemporâneo: “Dreamer”
- Cozinha Makro
António Lourenço, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Prato: “Crocante de batata com leitão e maionese da Bairrada e Cabidela de mar e terra”
- Inovação com Bacalhau da Noruega
João Ribeiro, Escola de Hotelaria e Turismo Setúbal
Prato: “Norge” – bacalhau confitado, puré de alho francês, pickle de botelho, crocante de pinho, crocante de galanga e lima kaffir e kombu
- Pastelaria NX Hotelaria
Rúben Lima, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Prato: “A natureza e a sua frescura” – suspiro, creme inglês de eucalipto, gel de maçã, crumble de chocolate negro e caramelo de cogumelo Boleto, esponja de pistache e massa tulipa de laranja
- Tradição com Arroz Bom Sucesso
Carolina Duro, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Prato: “O arroz das pataniscas”
- Plant Based by Bonduelle
Telmo Silva, Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Polo de Santa Iria
Prato: “Lasanha de espinafres, grão e espuma de pimentos
- Barista DELTA
Benvindo Pires, Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
Bebidas: “Capuccino” e “Café Rico”
A avaliar o futuro dos talentos portuguêses estiveram chefes de renome como Luís Gaspar – Presidente de Júri, Bruno Rocha (Highgate Portugal), Fernão Gonçalves (Plateform), David Jesus, Rúben Trindade (Casa do Gadanha), Inês Jones (Encanto by José Avillez), Lara Figueiredo (Penha Longa Resort), João Diogo Formiga (Encanto by José Avillez), Mauro Álison (Hotel Casa Palmela), entre outros.
Em paralelo com a final, aconteceu ainda o Roadshow JTG, uma novidade inserida o ano passado no qual a organização convida jovens chefes, pasteleiros e bartenders em destaque no meio, para demonstrações, apresentações e conversas que servem de inspiração para o futuro da gastronomia em Portugal. Luís Gaspar (Brilhante, Sala de Corte e Pica-Pau), David Jesus (Seiva), Wilson Pires (Verso Cocktails), Márcio Baltazar, Diogo Novais Pereira (Porinhos), Ricardo Sanches e Rita Jesus (Plateform) foram alguns dos oradores convidados.
Na final nacional, foi apresentada a nova imagem para o concurso em 2024 que assenta em vários conceitos defendidos pela competição como a sustentabilidade na gastronomia, os produtos frescos e a diversidade cultural e étnica – em conjunto com o slogan “Se te ralas” que pretende precisamente reforçar que a gastronomia também deve ser feita de causas.
O Jovem Talento da Gastronomia é o principal concurso nacional direcionado a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos e que se encontrem a estudar numa escola de hotelaria em território nacional.