Para festejar O Dia Mundial do Queijo com sabor e tradição, a Queijos Santiago tem cinco sugestões que prometem (re)conquistar os paladares mais gulosos. As propostas foram vencedoras de diversos prémios em 2023 e prometem manter-se fiéis aos seus sabores neste dia tão especial.
Premiados pelos World Cheese Awards, os três queijos que provaram a excelência do autêntico sabor tradicional português foram o queijo Serramonte, o Azeitão DOP e o Palhais Rústico.
Para além disto, também os queijos Três Igrejas Cura Normal e Três Igrejas Cura Prolongada venceram o prémio de Melhor Queijo de Mistura pela ANIL (Associação Nacional de Industriais de Lacticínios).
O sucesso destes queijos deve-se, essencialmente, à receita familiar e ao método de produção tradicional único na Queijos Santiago.
Portugal é um país com uma imensa tradição na produção de queijos, podem ser fortes ou mais suaves, de cabra, vaca ou ovelha. Podem ser para um simples acompanhamento de pão ou para degustar com um bom vinho. Só em Portugal, existem dezenas de géneros de queijos e são consumidas anualmente mais de 40 mil toneladas.
Regra geral, o queijo é saudável, delicioso e prático. Poucos alimentos conseguem reunir tantas qualidades. No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Queijo, data criada para celebrar este alimento milenar e que não pode faltar á mesa portuguesa.
Sobre a Queijos Santiago
Com o lema ‘Saber que Sabe Bem’ a história da Queijos Santiago começou em 1918, em Castelo Branco, quando o casal Santiago se dedicou a criar 200 ovelhas que produziam cerca de 30 litros de leite por dia.
Com três unidades de produção em Portugal – Montemuro, Palmela, Portalegre e um Centro Logístico na Venda do Pinheiro, a Queijos Santiago detém a responsabilidade pela recolha, produção, embalamento e distribuição de todos os seus produtos, o que permite garantir a máxima qualidade dos queijos que chegam à mesa de todos os Portugueses.