O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi, no passado domingo, 11 de fevereiro, distinguido nos prémios V d’Or 2024 na categoria “Best Joint Initiative”, que destaca o programa da região alentejana como a melhor iniciativa conjunta do setor vitivinícola mundial. A cerimónia de entrega de prémios decorreu em Paris, na “La Nuit des V’Or”, que marcou o arranque da Wine Paris & Vinexpo Paris, uma das principais feiras internacionais dedicadas ao mundo dos vinhos, este ano realizada os dias 12, 13 e 14 de fevereiro.
Esta, que é uma iniciativa francesa, celebra a excelência dos players do setor em termos de desempenho e desenvolvimento sustentável, distribuídos em cinco categorias: iniciativa coletiva, iniciativa de transmissão, novas soluções para negócios, experiência de marca e marketing ecologicamente responsável. A organização destacou o PSVA “pela atenção aos pormenores, equilíbrio e rigor bem como pela habilidade de promover a biodiversidade e, ainda, fortalecer a reputação dos Vinhos do Alentejo à volta de todo o globo”. Sobre os prémios, Michel Chapoutier, chairman do Comité dos V d’Or, salientou que “estes são os futuros óscares internacionais do vinho”.
João Barroso, coordenador do PSVA, afirma que “a força motriz criada a partir da parceria já de uma década com a Universidade de Évora, aliada com o valor acrescentado que a ANP/ WWF Portugal trouxe para a revisão de conteúdos do PSVA2.0, redundou neste reconhecimento, que é muito mais do que um prémio para o Alentejo, é uma força internacional que impacta toda a região e que destaca todos os produtores que adaptaram as suas produções em resposta às alterações climáticas e ao saber fazer melhor. É por eles, com eles e para eles que existe um PSVA.”
Recorde-se que, desde o lançamento em 2015, a iniciativa de desenvolvimento sustentável da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, foi reconhecida internacionalmente, com inúmeros prémios, desde o “The Drinks Business Green Awards”; os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, uma iniciativa da Comissão Europeia e coordenada, em Portugal, pelo IAPMEI; o título de Embaixador Europeu de Inovação Rural pelo projeto LIAISON, uma Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade Agrícola e Sustentabilidade lançada, igualmente, pela Comissão Europeia; o galardão “Sustainability Initiative Award” dos IRGAwards, uma iniciativa da Deloitte; e , ainda, mais recentemente, nos “Prémios Verdes”, uma parceria da Revista Visão com o grupo Águas de Portugal.
SOBRE:
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. Assumindo elevados padrões de rigor, transparência e imparcialidade, a CVRA é um organismo certificador acreditado pela ISO/IEC 17065:2014, com os seus laboratórios de análises físico-químicas e sensoriais acreditados pela ISO/IEC 17025:2018. Acresce ainda a certificação pela ISO 14001:2015, devido ao forte compromisso ao nível ambiental da CVRA.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.
Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.