Gala MICHELIN confere Estrelas a restaurantes portugueses

Na primeira "Gala MICHELIN Star Revelation – Portugal" para além das estrelas concedidas, foram recomendados noventa e seis restaurantes

restaurantes Estrelas MICHELIN
Gala MICHELIN confere Estrelas a restaurantes portugueses - ®DR

Decorreu esta terça-feira a “Gala MICHELIN Star Revelation – Portugal”, que teve lugar no Palácio de Congressos NAU Salgados, em Albufeira. Esta foi a primeira cerimónia dedicada exclusivamente ao nosso país, catapultando Portugal para os grandes palcos da cozinha internacional, reconhecendo o seu potencial como destino gastronómico. 

A seleção de 2024 do Guia MICHELIN trouxe muitas novidades e consagrações, num total de 172 restaurantes, dos quais 8 com duas Estrelas MICHELIN, 31 com uma Estrela MICHELIN, 5 espaços reconhecidos com a Estrela Verde MICHELIN e 32 com Bib Gourmand, para além de 96 restaurantes recomendados. 

Na lista das distinções, vários restaurantes renovaram as Estrelas MICHELIN, numa clara evidência do reconhecimento do trabalho de excelência que têm apresentado. É o caso do restaurante LOCO* (Lisboa) – Chef Alexandre Silva; o restaurante Mesa de Lemos* (Viseu) – Chef Diogo Rocha, o restaurante Vila Foz* (Porto) – Chef Arnaldo Azevedo; o restaurante Le Monument* (Porto) – Chef Julien Montbabut; e o restaurante Feitoria* (Lisboa) – Chef André Cruz.

O Mesa de Lemos renova também a Estrela Verde MICHELIN, que premeia as boas práticas ambientais do restaurante.

Durante a noite foram apresentadas as novas Estrelas, num momento marcado por grande emoção. De Santarém, Ó Balcão*, do Chef Rodrigo Castelo, é uma das grandes surpresas desta Gala e conquista a sua primeira Estrela MICHELIN, a par da Estrela Verde MICHELIN, que se junta assim ao lote da excelência máxima no nosso país. Estas distinções são o exemplo do que melhor se faz em Portugal no panorama gastronómico.

aNOTÍCIA.pt