Turismo de Portugal distingue 294 empresas com o selo Sustainability – Committed

O Turismo de Portugal, distinguiu 249 empresas com o selo Sustainability|Committed, que reconhece a adesão ao programa Empresas Turismo 360º.

Turismo Portugal Sustainability Committed
Turismo de Portugal distingue 294 empresas com o selo Sustainability - Committed - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Duzentas e noventa e quatro empresas foram distinguidas pelo Turismo de Portugal com o selo Sustainability – Committed pelo compromisso e envolvimento com práticas ambientalmente responsáveis.

O Turismo de Portugal distinguiu hoje 294 empresas pelos compromissos assumidos em matéria de sustentabilidade e fruto do seu envolvimento no Programa Empresas Turismo 360º, que visa incentivar as empresas turísticas a assumirem compromissos nas dimensões ambiental, social e da governação, garantindo desse modo, maior capacidade de acesso a financiamento e em melhores condições, melhor retorno sobre os investimentos, otimização da eficiência global, redução de custos operacionais e mesmo um melhor desempenho financeiro.

A cerimónia decorreu no âmbito da BTL, tendo 45 empresas recebido o selo Sustainability | Engaged que reconhece as empresas que já produziram relatórios de sustentabilidade através da Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST).

Por outro lado, 249 empresas foram distinguidas pelo Turismo de Portugal com o selo Sustainability – Committed, que reconhece a adesão ao programa e o assumir da respetiva Carta de Compromissos.

Em ambos os casos, Engaged e Committed, as empresas agora distinguidas encontram-se presentes em todo o território nacional, são representativas da diversidade de atividades turísticas e englobam as várias dimensões – pequenas, médias e grandes empresas.

Valorizar empresas ambientalmente responsáveis, reconhecer o compromisso com as boas práticas e trilhar um futuro sustentável é o objetivo deste Programa, que assenta numa visão onde a sustentabilidade das empresas turísticas não é mais uma opção, antes uma necessidade absoluta e prioritária.

Depois de um ano com resultados recordes para o setor do turismo, esta iniciativa serviu também para refletir sobre o caminho que é necessário percorrer para garantir um turismo de futuro com qualidade, responsabilidade e transformador.

Para isso, o evento contou com um conjunto de personalidades de várias áreas que contribuíram para o debate, nomeadamente um painel de quatro empresas de diferentes dimensões e áreas de atividade. Em cima da mesa estiveram questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental, económica e social no desenvolvimento e gestão das infraestruturas e da atividade/operação.

Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal referiu que “é crucial que o setor do turismo tenha um papel de liderança na adoção de práticas ESG e no reporte do seu desempenho, contribuindo para o objetivo estabelecido na Estratégia para o Turismo 2027 quanto ao posicionamento de Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo. Este é um gesto de reconhecimento a empresas que muito fazem pelo progresso da sustentabilidade no nosso setor.”

aNOTÍCIA.pt