Como forma de homenagear os 50 anos do 25 de Abril, um marco da democracia e da liberdade no nosso país, a CP – Comboios de Portugal anuncia que circula, a partir de hoje, o “Comboio da Liberdade”. Este projeto não só celebra a história, como também reforça o compromisso da CP com a mobilidade e a cultura nacional.
O “Comboio da Liberdade” é um comboio Alfa Pendular que fará a sua viagem inaugural hoje dia 25 de abril de 2024, com partida de Porto – Campanhã às 7h32 e chegada a Lisboa – Santa Apolónia às 10h30. Este comboio decorado circulará regularmente até 31 de dezembro de 2024, oferecendo aos passageiros uma experiência reflexiva sobre a importância da Revolução dos Cravos na história de Portugal.
A decoração do comboio é inspirada nos símbolos do 25 de Abril, destacando-se os cravos vermelhos estilizados e frases alusivas que adornam o exterior das carruagens. Esta temática visual não só chama a atenção para a importância histórica da data, mas também celebra a continuidade dos valores de liberdade e progresso e reafirma a CP como promotora da cultura portuguesa.
De referir que já em 1998 a CP realizou o “Comboio da Liberdade”. Na altura foram comemorados os 40 anos da viagem do opositor do regime de Salazar, General Humberto Delgado, ao Porto, no então foguete, em campanha para as eleições presidenciais de 1958.