São 128 anos durante os quais a AHRESP esteve sempre presente para dar resposta aos desafios da restauração e do alojamento turístico em Portugal, para alavancar o Turismo como área chave para o desenvolvimento económico do País.
Foi ontem, 8 de março que a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) apresentou uma nova imagem sob a máxima “Uma marca cheia de passado que se apresenta cheia de futuro”, num evento que decorreu no Solar dos Presuntos em Lisboa, e que reuniu algumas das figuras que têm acompanhado o percurso da AHRESP. Entre elas, Lidia Monteiro do Turismo de Portugal, João Vieira Lopes, da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e o chef Vitor Sobral.
Este rebranding, inspirado nos 128 anos de atividade da AHRESP junto de setores determinantes para a economia nacional, como são os do alojamento turístico e da restauração e bebidas, nasce de uma inspiração que não nega o passado, mas antes o elogia ao tê-lo como inspiração para os desafios do futuro. “AHRESP – Respostas para o Futuro desde 1896”, será a mensagem inspiradora desta nova marca.
Para Carlos Moura, presidente da AHRESP, a nova marca representa uma continuidade daquilo a que a AHRESP se propõe há 128 anos “representar, apoiar, comunicar”. Na vertente do “apoiar”, Carlos Moura destaca “a importância que as 15 delegações da AHRESP (Açores, Évora, Albufeira, Portimão, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Lisboa Norte, Porto, Santarém, Setúbal, Viseu), a que se vão juntar mais duas (Braga e Funchal), têm para os empresários locais que procuram acompanhamento nas mais diversas áreas que se cruzam com os seus negócios.
Desta simbiose de representatividade e apoio com proximidade surge a arte de comunicar, diz Carlos Moura: “Temos que comunicar assertivamente e de forma cada vez mais eficaz, para todos aqueles que a AHRESP representa, dos grupos económicos aos pequenos negócios familiares que são cada vez mais determinantes para o desenvolvimento da economia nacional”.
A nova imagem reflete esta diversidade que a AHRESP representa, incluindo agora na sua marca o alojamento turístico, que não estava representado na imagem anterior, que todos reconhecem como carregada de história e simbolismo, e que foi o rosto da instituição ao longo de várias décadas.
É este o objetivo que Carlos Moura propõe atingir com a criação desta nova imagem de marca. “Uma mudança que acompanha as dinâmicas de mercado da última década, que vai ao encontro do crescimento da AHRESP e da atividade turística, com Portugal a assumir-se como um dos melhores destinos turísticos do mundo, atraindo visitantes e investidores”.
“As marcas representam um país mais competitivo”
No momento em que a AHRESP apresenta a sua nova imagem de marca, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, destaca que “é preciso cuidar das marcas, alimentar as marcas para construir o futuro, um caminho novo”. Para Pedro Machado, “As marcas não apagam a sua herança, as marcas têm a oportunidade única de representar um país, hoje, mais competitivo, mais moderno”, afirmou .
Em homenagem à herança que a marca AHRESP representa, o secretário de Estado do Turismo recorda que “durante 128 anos, milhares e milhares de homens e mulheres, durante muitas e muitas horas, trabalharam ininterruptamente, deram o seu contributo para que, ainda hoje, a nossa gastronomia, o nosso vinho, o nosso alojamento, as nossas empresas, os nossos empresários, sejam cada vez mais relevantes no posicionamento da marca Portugal”.
A essencial assinatura da IVITY
Com assinatura da IVITY BRAND CORP., a nova imagem da AHRESP inclui uma alteração do logótipo, da assinatura de marca e da estratégia de comunicação.
O novo símbolo remete-nos para um portal dinâmico, alusivo à restauração e ao alojamento, numa viagem que não renuncia as origens, mas antes as enaltece, numa estrutura que se expande em harmonia, em equilíbrio, sugerindo uma liderança firme e afirmativa.
No logótipo, AHRESP surge em maiúsculas, de forma afirmativa e musculada, fruto de 128 anos de credibilidade e com um posicionamento assente na capacidade de acrescentar, estar próximo e criar valor para os seus associados, para as suas atividades, e sempre com “AHRESPostas” direcionadas ao progresso do nosso Turismo e da nossa economia.
Esta nova imagem de marca institucional pretende ter um papel ainda mais impulsionador, dinamizador e decisivo. Uma marca desenhada com traços de rigor e simplicidade, que se quer atrativa e afirmativa, e que certamente virá a ser reconhecida por todos como associada às ideias de futuro do Turismo em Portugal.
Sobre esta nova marca, Carlos Coelho, Presidente da IVITY BRAND CORP., referiu que “Reposicionar uma marca centenária é sempre um grande desafio. A modernidade não deve ser o enterro do passado. As palavras, os conceitos e o design têm de saber escrever novos capítulos sem renunciar aos anteriores. A nova marca é, na essência, a recuperação do que sempre lá esteve e que agora se afirma com maior determinação e modernidade. O que eu desejo é que na próxima década esta seja uma das marcas com maior reconhecimento em Portugal”.