Diana Gomes participou na Estafeta da Chama Olímpica em Marselha

Diana Gomes, Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, participou na Estafeta da Chama Olímpica em Marselha.

Diana Gomes
Diana Gomes participou na Estafeta da Chama Olímpica em Marselha - ®DR

A presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, atleta olímpica e adida olímpica da Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Paris 2024, Diana Gomes, participou no momento simbólico de passagem da chama pelos países europeus, a “Estafeta da Chama Olímpica”.

A Chama Olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegou na quinta-feira, dia 8 de maio, ao porto de Marselha, no sul de França, depois de ter viajado pela Grécia e o nadador francês, Florent Manaudou, que conquistou quatro medalhas olímpicas, foi quem desceu com a Chama do “Belem”, um navio com mais de um século de história.

A Chama inicia agora um percurso por toda a França, com cerca de 12 000 km, passando por mais de 10 000 pessoas, até à Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 26 de julho de 2024. Este é um evento de celebração do espírito olímpico e valores do Olimpismo, ao mesmo tempo que é celebrado o Dia da Europa, a 9 de maio, assinalando a paz.

Diana Gomes: “Foi um momento único! E é de facto único, na carreira de qualquer atleta olímpico, ter a oportunidade de tocar e transportar a Chama Olímpica. Voltar a sentir o espírito, o mesmo que se vive na aldeia olímpica entre tantos atletas olímpicos de tantas e distintas modalidades, foi uma surpresa. Simbolicamente, passámos a Chama Olímpica entre cada um dos representantes dos países europeus, para assinalar o Dia Europeu, o que deu ainda um sabor mais especial ao momento. Vou guardar para sempre este evento, onde representei uma vez mais o nosso País e, acima de tudo, todos os atletas olímpicos!”

A estafeta foi composta por 28 pessoas de vários países europeus, como a Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Letónia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Chéquia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, França, Ucrânia e Portugal.

aNOTÍCIA.pt