A cerimónia oficial de boas-vindas a Zelensky, Presidente da Ucrânia, que visitou Portugal pela primeira vez, teve lugar no Palácio de Belém, no Pátio dos Bichos. O encontro entre Volodymyr Zelensky e Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém foi seguido de um jantar oficial, onde esteve também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e a vice-presidente da Assembleia da República Teresa Morais.
Os dois chefes de Estado ouviram os hinos nacionais de Portugal e da Ucrânia e passaram por uma ala de honra formada pelo Esquadrão Presidencial. Depois, na Sala das Bicas, Marcelo Rebelo de Sousa e Volodymyr Zelensky posaram lado a lado para a fotografia, após o que o Presidente da Ucrânia assinou o Livro de Honra do Palácio de Belém.
Durante a primeira visita a Portugal, Zelensky assinou um acordo de cooperação bilateral para dez anos. O acordo militar prevê uma ajuda de 126 milhões de euros, a par de um apoio diplomático e na reconstrução do país.
O Presidente ucraniano, esteve também na residência oficial do primeiro-ministro, onde deixou uma mensagem no livro de honra: “Agradecemos o papel deste país nos esforços para restaurar uma paz alargada, justa e duradoura”.
Após ter estado reunido com Luís Montenegro, Zelensky ainda esteve com alguns membros da comunidade ucraniana em Portugal.
De acordo com uma nota divulgada pelo Palácio de Belém e por São Bento, esta visita de Zelensky a Portugal foi ainda uma oportunidade para reiterar o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia, bem como com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kiev”.