O É UM RESTAURANTE, situado junto à cosmopolita Avenida da Liberdade é um espaço de casual fine dining, com ambiente e decoração acolhedor, apresenta uma nova e carta, mantendo os mesmos sabores da gastronomia portuguesa.
Na nova carta do É Um Restaurante, entre entradas, petiscos e pratos principais em que a cozinha de conforto é protagonista, sempre em doses bem servidas, encontra-se a sopa de tomate com ovo escalfado e crocante de azeite e alho, uma das novidades, que substituiu a sopa de castanhas da casa. O ceviche de corvina com batata-doce e maracujá traz uma nova frescura à ementa enquanto que o bacalhau lascado com cebolada, batata à padeiro, ovo escalfado e azeitonas faz relembrar os cozinhados das nossas avós. O peixe-espada frito, acompanhado de um molho de moqueca é algo de inesperado que o palato agradece .
Nas sobremesas a cremosa tapioca de coco com morangos é uma das novidades, juntando-se ao pudim de azeite e mel com sorvete de tangerina, ou a mousse de chocolate com caramelo salgado e avelãs.
Nos pratos classificados de clássicos, o É Um Restaurante, mantêm na ementa a açorda e camarão com tomate, algas e salicórnia, o risoto de abóbora com espinafres e goji com a avelã a dar o necessário elemento crocante. Como não poderia deixar de ser, mantém-se o pato assado com molho barbecue, cevada e os legumes da época. Claro que os peixinhos da horta com molho tártaro, que se serve à mesa desde o primeiro dia do É Um Restaurante, continuam na carta.
De acordo com o chef residente, Ricardo Guimarães, a carta embora não seja muito extensa é bastante diversificada.
Estando o É Um Restaurante, situado junto à Av. da Liberdade, um dos maiores centros empresariais de Lisboa, este restaurante pode ser a opção para o almoço nos dias úteis, Aqui, aposta-se em pratos diferentes dos da carta fixa, como tiras de novilho com risoto de cogumelos; bacalhau à Brás com azeitona desidratada; filetes de peixe-galo com açorda de coentros, entre outros. 12,50€ é o preço do menu composto por bebida, prato principal e café.
Sobre o É Um Restaurante
O É Um Restaurante nasceu há cerca de cinco anos com a missão de formar e reintegrar social e profissionalmente pessoas em condição de sem-abrigo, migrantes, refugiados ou com problemas relacionados com a saúde mental.
Américo Nave, diretor-executivo da Crescer a ONG responsável por este É Um Restaurante, refere que “nesta meia década, o balanço é claramente positivo. “Cerca de 50% das pessoas que chegam ao final das nossas formações, conseguem entrar no mercado de trabalho. Nesta altura já temos também o É Uma Mesa, onde fazemos catering para eventos, o É Uma Esplanada, no Convento de São Roque, e também estamos nos refeitórios da Cofidis e da Egeas, onde servimos centenas de refeições por dia”.
“A missão deste projeto é formar, dar apoio social e psicológico e alavancar a empregabilidade da equipa de ex-sem abrigo. A aposta já deu frutos. Desde que abriu portas, o É Um Restaurante já conseguiu colocar no mercado profissional metade das pessoas que já aqui se formaram e estagiaram.” Acrescenta Américo Nave
A equipa do restaurante é feita, precisamente por pessoas que a Crescer tem ajudado, lideradas na cozinha pelo chef residente Ricardo Guimarães e com a consultoria gastronómica do chef Nuno Bergonse. “Tem sido um desafio muito gratificante. Ajudamo-nos todos na equipa e isso é muito bom”, explica o chef Ricardo Guimarães, acrescentando “ é um trabalho difícil, mas gratificante. Já pensei em desistir, mas as vezes que pensei em ir embora, foram as mesmas que decidi ficar.”
O É Um Restaurante fica na R. São José 56, em Lisboa e as reservas podem ser feitas [email protected] ou pelo nº. 916 051 969.