Pedro Pichardo e Tiago Pereira na final do triplo-salto dos Europeus de Atletismo

Os portugueses Pedro Pablo Pichardo e Tiago Luís Pereira qualificaram-se hoje para a final do triplo salto dos Campeonatos da Europa de atletismo Roma2024, ambos à primeira tentativa.

Pedro Pichardo e Tiago Pereira
Pedro Pichardo e Tiago Pereira na final do triplo-salto dos Europeus de Atletismo - ®DR (FPA / Sportmedia)

Pedro Pichardo e Tiago Pereira seguem para a final do triplo-salto, Fatoumata Diallo e Mikael de Jesus avançam para as meias-finais dos 400 metros barreiras. E assim findou a primeira jornada do terceiro dia dos Campeonatos Europeus de Atletismo, em Roma (Itália).

O apuramento do triplo-salto ficou resolvido logo ao primeiro salto. Tiago Pereira fez 16,83 metros, no grupo A, ultrapassando a marca de qualificação direta (16,65 m), enquanto no grupo B, Pedro Pichardo saltou 17,48 metros.

Os portugueses Pedro Pablo Pichardo e Tiago Luís Pereira qualificaram-se hoje para a final do triplo salto dos Campeonatos da Europa de atletismo Roma2024, ambos à primeira tentativa.

“Correu bem, foi tranquilo. Consegui a qualificação no primeiro salto, era esse o objetivo. Não queria arriscar fazer um nulo e ter de fazer mais do que um salto, preciso de me poupar para terça-feira. A qualificação não é para grandes marcas, o objetivo aqui é qualificar”, disse Pichardo, acrescentando que “a potência e a coragem têm de ficar para a final”.

Sabendo-se que não aprecia muito a pista coberta, e especialmente as plataformas, o campeão europeu afirma que é um sentimento “estranho. Eu tive de fazer algumas alterações no treino, para conseguir saltar melhor nestas condições. Mas é o que temos e não quero pensar muito nisso, apenas em que tenho de dar o meu melhor”.

O outro português, qualificado para a final, Tiago Pereira, confessou que “as últimas competições têm sido difíceis, mas ontem [sábado], no treino e hoje, no aquecimento, já comecei a sentir-me bem e a perceber que estava com bons saltos nas pernas. Cumpri com o objetivo e entreguei logo no primeiro salto”.

Para o medalhado de bronze nos mundiais de pista coberta, em Glasgow, “a ambição é o topo, sempre o topo, o lugar mais alto, sempre. Eu vou para saltar o mais longe possível. Eu vou sempre para o melhor e ganha quem saltar mais”, referiu.

A final do triplo-salto está agendada para dia 11 de junho, terça-feira, a partir das 19h55 (hora de Portugal, menos uma hora que em Itália).

Dois barreiristas seguem em frente

Nas eliminatórias dos 400 metros barreiras, Vera Barbosa terminou a primeira eliminatória na quarta posição, com a marca de 56,81 segundos. Depois o habitual suplício de saber se estava nas 13 apuradas. A segunda série foi muito mais rápida e na terceira Fatoumata Diallo foi também quarta, com 55,81 segundos. No final, Fatoumata segue em frente, enquanto Vera Barbosa fica por aqui.

Fatoumata sentiu “muito o calor, mas o objetivo foi conseguido com a passagem à meia-final. Agora segue-se outra corrida”, disse, referindo-se às meias-finais que estão agendadas para amanhã (segunda-feira), às 12h15.

Já Vera Barbosa admitiu “querer mais. Acabei por fazer mais ou menos o que tenho conseguido nas outras corridas, mas sei que estou a valer mais do que isto. Não queria sair assim, mas fiz o melhor possível “.

Nos 400 m barreiras também, Mikael de Jesus foi quarto classificado com a marca de 49,41 segundos, sendo o sexto dos apurados. No final, visivelmente desgastado, Mikael ficou mais tempo a recuperar, embora com a sensação que podia ter feito um pouco melhor, mas esperando recuperar para a próxima corrida, amanhã, segunda-feira, a partir das 11h40.

aNOTÍCIA.pt