O Festival do Crato prepara-se para celebrar, de 28 a 31 de Agosto, a sua 38.ª edição como Feira de Artesanato e Gastronomia.
Este que é um dos maiores eventos realizados no Alentejo e um dos festivais mais acarinhados pelo público português, volta a apostar num cartaz eclético, dirigido a todas as gerações.
JAMES, que atuam a 30 de Agosto, BATEU MATOU com o convidado Rão Kyao a 31 de Agosto e AKOUSTIC JUNKIES a 30 de Agosto são as últimas confirmações no alinhamento do cartaz deste ano, que promete ser mais uma edição de sucesso!
Este novo elenco junta-se aos artistas já anunciados:
28 de Agosto
PIKIKA
IVANDRO
SLOW J
29 de Agosto
VAN ZEE
OROCHI
RICHIE CAMPBELL
30 de Agosto
AKOUSTIC JUNKIES
JORGE PALMA com convidado Sérgio Godinho
JAMES
31 de Agosto
BATEU MATOU com convidado Rão Kyao
CAPITÃO FAUSTO
ORNATOS VIOLETA
DANNI GATO
Com 40 anos de carreira celebrados em 2023, os JAMES são uma das bandas pioneiras do movimento indie rock britânico e uma das mais amadas pelo público português. O grupo de Manchester, liderado pelo vocalista Tim Booth, conta com mais de 25 milhões de álbuns vendidos e uma discografia repleta de êxitos como “Sit Down”, “Sometimes”, “Laid” ou “Born of Frustation”, que são já verdadeiros hinos que cruzam gerações. Com uma presença assídua em solo luso, os seus concertos são conhecidos pela energia contagiante e interação única com o público.
BATEU MATOU é um super grupo formado por Ivo Costa (Sara Tavares), Quim Albergaria (Paus) e Riot (Buraka Som Sistema). Para além de banda improvável, que junta tambores e computadores, são também uma tripla de produtores que trazem uma abordagem percussiva, fundindo lições do contemporâneo e das raízes, para colaborar com algumas das vozes mais inspiradoras em Portugal. Com dois álbuns editados, o grupo tem somado êxitos e participações nos maiores palcos do país. Para este concerto especial, convidam Rão Kyao que colaborou com os Bateu Matou no tema “cadax+perto”, uma canção construída sobre “Bombaião”, um sucesso da década de 80.
Os AKOUSTIC JUNKIES são uma banda de origem madeirense que conta com 10 anos de carreira. O seu repertório original reflete as influências da ilha – das suas paisagens, clima e povo – bem como a influência do rock dos anos 90 e também uma inspiração vinda de terras alentejanas, através do baixista e compositor Pedro Pereira, cujas raízes estão em Vale do Peso, Crato. Do seu espetáculo fazem ainda parte alguns “covers”, que vão desde os Pearl Jam ou Alice in Chains, até Lenny Kravitz ou Maroon 5, temas que põem em evidência o poder vocal do “frontman” Duarte Ferreira.
O Festival do Crato atrai, todos os anos, vários milhares de visitantes a esta histórica vila alentejana, que volta a ser paragem obrigatória no roteiro familiar e dos festivaleiros e palco de muitos momentos inesquecíveis.
Serão quatro dias de grande animação em que o público poderá desfrutar dos espectáculos no palco principal, do palco After-Hours com DJs pela madrugada dentro, da já conhecida Feira de Artesanato e Gastronomia com entrada gratuita e de uma zona de camping ocasional, entre muitas outras actividades programadas.