Exótica e rica em cultura, com os seus templos dourados budistas e praias tropicais, destino de eleição para férias de muitos portugueses a Tailândia trouxe ao Jardim Vasco da Gama em Lisboa, durante o passado fim de semana a sua cultura, arte e tradições. Também a gastronomia esteve em destaque, uma vez que foi possível provar uma grande variedade de Street Food tailandesa, representada por cerca de uma dúzia de restaurantes tailandeses presentes no nosso país.
Danças tradicionais, concertos de música country, muay thai e desfiles de moda tailandeses foram outras das iniciativas incluídas no Festival da Tailândia, que contou igualmente com massagens tailandesas, workshops de carving (esculturas em frutas ou legumes) e oficinas de artes, incluindo pintura de sombrinhas e origami, assim como jogos para crianças.
De acordo com Nanthasiri Ronnasiri, diretora para o sul da Europa da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), de janeiro a abril deste ano, a procura de turistas portugueses pelos destinos tailandeses, cresceram 44%, face ao período homólogo de 2023, num total de 18360.
Os destinos mais procurados são Banguecoque, Phuket e Krabi, estes dois últimos, fortes no produto sol e praia, que continua a ser a maior motivação de viagem dos portugueses para a Tailândia. Bangcoc, a capital, tem uma paisagem urbana ultramoderna que contrasta com comunidades tranquilas à beira de canais e com os emblemáticos templos de Wat Arun e Wat Pho, além do Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaew).
No entanto, com a campanha “Amazing Thailand: Your Stories Never End” que o Turismo da Tailândia (TAT), tem atualmente em vigor, outros destinos tailandeses como por exemplo, Khao Sok e Khao Lak, “destinos menos massificados” e de grande beleza, começam a ser muito procurados.
O objetivo do TAT, para este ano é ultrapassar os 52 mil turistas portugueses, número alcançado em 2019, antes da pandemia. Em 2023, foram 42 mil, os turistas lusos, que rumaram ao país dos ‘sorrisos’