A Marca Açores pretende valorizar o património gastronómico da Ilha de Santa Maria numa ação que leva chefs a conhecer e enaltecer produtos e receituário locais promovendo-a como destino gastronómico, preservando a riqueza do património e receituário local.
O património gastronómico da Ilha de Santa Maria vai estar assim em destaque numa ação da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, com o apoio da Visit Azores, que junta chefs profissionais à restauração e produtores locais, com o levantamento do receituário tradicional e o aprofundamento do conhecimento dos produtos identitários da ilha.
Esta iniciativa que percorre o território de Santa Maria, a decorrer de 8 a 11 de julho, leva os chefs André Cruz, do restaurante Feitoria (1* MICHELIN), João Sá, do restaurante Sála (1* MICHELIN), ambos em Lisboa, e José Pereira, do restaurante Õtaka, em São Miguel, a partilhar uma experiência de imersão pela identidade gastronómica e património mariense, com contacto direto com o produto, as tradições, gentes locais, produtores e artesãos, com vista à valorização do território e intercâmbio de informações que enriquecem a oferta gastronómica de Santa Maria.
“É importante valorizar o território da Ilha de Santa Maria através dos seus produtos, das pessoas que os produzem e mantêm vivas as tradições e cultura da ilha. Esta é uma iniciativa que se insere no âmbito da Marca Açores, promovida pelo Governo dos Açores, que tem como objetivo valorizar e diferenciar as ilhas açorianas, evidenciando o seu carácter próprio, enaltecendo o produto açoriano, certificado pela Marca Açores, um garante da sua origem e alta qualidade. Santa Maria permanece ainda desconhecida para muitos portugueses e é importante levar a cabo ações como esta, que dignifiquem e promovam os vários produtos gastronómicos numa relação direta com o património local, possibilitando uma maior divulgação da ilha enquanto destino turístico gastronómico”, refere António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Alimentação.
Ao longo de quatro dias, os chefs convidados vão visitar locais tão emblemáticos como as Vinhas da Baía de São Lourenço e conhecer as particularidades da endógena Meloa de Santa Maria IGP, o queijo de ovelha, as Sopas do Espírito Santo marienses, o Caldo de Nabos ou os famosos Biscoitos de Orelha, produtos únicos desta ilha do grupo Oriental do arquipélago açoriano. É o caso do queijo e requeijão de ovelha, que apenas se produz nesta ilha, onde os vastos rebanhos de ovelhas substituem as tradicionais vacas leiteiras que simbolizam as ilhas açorianas. A qualidade da carne de vaca, angus e limousine, a extensa variedade de peixes à venda nas bancas que refletem a riqueza subaquática, a meloa que assume a identidade da própria ilha como o produto-bandeira de Santa Maria ou a recuperação da produção de vinho Verdelho através de métodos ancestrais, são parte deste património que importa realçar e garantir que não se perca. Em cada visita, será contada a história, provado o produto e conhecido o método de produção para que, no final, os chefs possam aportar um maior conhecimento, sobretudo à restauração local, que leve ao enaltecimento deste legado único, com a recuperação do receituário tradicional e a introdução de um melhoramento das práticas diárias na oferta gastronómica na ilha. Para esse efeito, decorrerão ainda encontros formativos entre os chefs e os representantes dos restaurantes inscritos, nos dias 10 e 11 de julho.
A iniciativa da Marca Açores de promoção do património gastronómico da Ilha Santa Maria termina no dia 11, quinta-feira, com um jantar preparado pelos chefs e com o apoio dos participantes nos encontros formativos, servido no restaurante Ponta Negra, o único restaurante da ilha com certificação Marca Açores, onde será dado a provar o Vinho Verdelho de Santa Maria, com uma produção exclusiva de 112 garrafas, que dará início a um convívio entre todos os envolvidos nas atividades do decorrer da semana.
Esta ação vem no seguimento da promoção efetuada o ano passado nas ilhas das Flores e do Corvo, com moldes semelhantes, num esforço da Marca Açores de consciencializar para a importância de garantir a preservação da cultura e tradições identitárias de cada ilha, com os seus produtos cada vez mais valorizados e reconhecidos além das suas fronteiras, com uma qualidade ímpar que faz do arquipélago dos Açores um destino tão diferenciado em termos de gastronomia.