Conhecidos os 5 finalistas portugueses para uma candidatura a Melhor Filme Internacional dos Óscares 2025

A Academia Portuguesa de Cinema divulgou os cinco filmes selecionados para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional dos Óscares 2025

Melhor Filme Internacional dos Óscares
Conhecidos os 5 finalistas portugueses para uma candidatura a Melhor Filme Internacional dos Óscares 2025 - ®DR

A Academia Portuguesa de Cinema divulgou os cinco filmes selecionados para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 97ª edição dos Óscares. Entre todos os filmes elegíveis, o comité de pré-seleção, composto pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema, Andreia Nunes (produtora), Cristèle Alves Meira (realizadora), Binete Undonque (atriz), José Tiago (diretor de fotografia), Luís Galvão Teles (realizador), Pedro Borges (produtor), Rita Benis (argumentista), Rui Morrison (ator), e Saúl Rafael (distribuidor), selecionou:

A Flor Do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora (Karõ Filmes)

Grand Tour, de Miguel Gomes (Uma Pedra no Sapato)

Manga d’Terra, de Basil da Cunha (Continue Walking e Akka Films)

O Teu Rosto Será O Último, de Luís Filipe Rocha (Ukbar Filmes)

O Vento Assobiando Nas Gruas, de Jeanne Waltz (C.R.I.M.)

O processo de seleção passará agora por um período de votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, que decorre de 13 de agosto a 10 de setembro, até à revelação do filme selecionado, que será anunciado a 11 de setembro.

A 97ª edição dos Óscares acontece no dia 3 de março de 2025, em Hollywood, Los Angeles. 

Sobre os filmes portugueses candidatos a Melhor Filme Internacional dos Óscares 2025:

“A Flor Do Buriti” (https://www.youtube.com/watch?v=MbvaeCtXEco)

Sinopse: Através dos olhos da filha, Patpro vai percorrer três épocas da história do seu povo indígena, no coração da floresta brasileira. Incansavelmente perseguidos, mas guiados pelos seus ritos ancestrais, pelo seu amor pela natureza e pela sua luta para preservar a liberdade, os Krahô reinventam diariamente novas formas de resistência.

“Grand Tour” (https://www.youtube.com/watch?v=oN0wM9QLu3c)

Sinopse: Rangum, Birmânia, 1918. Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da noiva Molly no dia em que ela chega para o casamento. Nas suas viagens, porém, o pânico dá lugar à melancolia. Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá acontecido a Molly… Desafiada pelo impulso de Edward e decidida a casar-se com ele, Molly segue o rasto do noivo em fuga através deste Grand Tour asiático.

“Manga D’terra” (https://vimeo.com/945311645?width=1280&height=720)

Sinopse: Uma jovem mulher cabo-verdiana deixa os filhos na sua terra natal e parte rumo a Lisboa, na esperança de lhes poder dar uma vida melhor. Num quotidiano controlado por gangues de rua e dominado pela violência policial, é através da música e junto das mulheres da sua comunidade que vai encontrar conforto.

“O Teu Rosto Será O Último” (https://www.youtube.com/watch?v=1BIIl_EJBJ0)

Sinopse: Duarte pode vir a ser um pianista excecional, mas não está preparado para receber esse dom. Apesar de encorajado por uma mãe luminosa e um professor inspirador, Duarte cresce dividido entre a beleza da criação artística e a dolorosa história familiar marcada pela ditadura e a guerra colonial. Podemos ser quem queremos ser, mesmo com o coração pesado?

“O Vento Assobiando Nas Gruas” (https://www.youtube.com/watch?v=zdQWhOy4oKo)

Sinopse: Baseado no romance homónimo de Lídia Jorge, O Vento Assobiando nas Gruas narra a história de Milene, uma rapariga singular que se vê confrontada com a morte da avó na sua fábrica de conservas. Atormentada com a perda, acaba por encontrar carinho e amor junto de uma família cabo-verdiana que vive na fábrica abandonada. A sua família regressa de férias e Milene enfrenta o estigma e o preconceito, num confronto entre classes que expõe o passado recente de Portugal e as suas feridas ainda por sarar.

aNOTÍCIA.pt