Três dias depois da vitória sobre a Croácia, por 2-1, a Seleção de Portugal voltou a entrar em campo, este domingo, para vencer a Escócia pelo mesmo resultado: 2-1
Portugal entrou a pressionar a Escócia e Bruno Fernandes falha por muito pouco a receção de um passe que o deixaria na cara do golo.
Aos 7’ a Escócia, aproxima-se da área de Portugal e por intermédio de Scott McTominay , que surge completamente sozinho ao segundo poste, nem teve que saltar para cabecear para o fundo das redes. A Escócia estava a vencer por 1-0.
Durante a primeira parte, Portugal, criou várias situações de perigo, mas sem eficácia. Primeiro foi Rafael Leão, que rematou com o pé esquerdo do lado esquerdo da área, depois de assistência de João Palhinha.
Um minuto depois, Diogo Jota, dentro da área escocesa, com a bola a sobrar para o avançado português, que rematou fraco. Seguiu-se um remate de Bernardo Silva, aos 11’ e aos 13’ Rafael Leão, mas deste resulta um canto a favor de Portugal.
Aos 16’ António Silva, cabeceia por cima, da baliza escocesa e seguiu-se Rafael Leão que fletiu da esquerda para o meio e, com espaço, atirou rasteiro ao primeiro poste para defesa de Gunn e logo de seguida Rafael Leão volta a rematar com o pé direito de fora da área. Assistência de Bernardo Silva.
Ao minuto 23, Portugal volta a cheirar o golo, com um remate de primeira de Diogo Jota que passou ligeiramente por cima.
Neste tempo todo a Escócia manteve-se afastada da área de Portugal, gastando tempo a mais na reposição da bola em jogo.
Aos 31’, esteve à vista o golo do empate, mas Angus Gunn defendeu com a ponta dos dedos mais um cabeceamento de Diogo Jota, que recebeu a bola de Bruno Fernandes. Também Nuno Mendes. com espaço no corredor central, o lateral-esquerdo não hesitou e atirou à baliza, mas viu o remate a rasar o poste.
Rafael Leão numa transição à entrada da área, atirou novamente rasteiro, outra vez a rasar o poste.
Chega o intervalo no Estádio da Luz, com a Escócia a vencer Portugal, com um golo de Scott McTominay, aos 7 minutos. De lá para cá, só deu Portugal, mas as tentativas têm esbarrado na muralha defensiva da Escócia ou saído ao lado.
No regresso ao relvado para a segunda parte, a Seleção de Portugal, entra com duas alterações na equipa. Cristiano Ronaldo rende Pedro Neto e Rúben Neves entra para o lugar de Palhinha.
A equipa das quinas continuou na corrida pelo golo do empate, e aos 54′, Bruno Fernandes no dia do 30.º aniversário e do jogo 600 na carreira, fez o golo do empate com um remate de fora da área que Gunn não conseguiu travar. Estava feito 1-1.
Um minuto depois, Cristiano Ronaldo tenta o golo, mas a bola sai para canto. De novo Cristiano Ronaldo. Terceiro remate em 10 minutos em campo, este ligeiramente por cima.
Termina o jogo na Luz, com a vitória da Seleção de Portugal, frente à Seleção da Escócia, por 2-0, Bruno Fernandes marca o primeiro golo de Portugal, no dia do seu 30º aniversário e Cristiano Ronaldo, faz o golo nº 901 da sua carreira. Portugal segue em frente com duas vitórias, seis pontos e quatro golos marcados.